Gestão democrática : reconstruindo o projeto político pedagógico com a participação dos professores
dc.contributor.advisor | Caetano, Maria Raquel | pt_BR |
dc.contributor.author | Oliveira, Andressa Pedralli | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2017-02-11T02:25:02Z | pt_BR |
dc.date.issued | 2015 | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10183/151529 | pt_BR |
dc.description.abstract | A gestão democrática na escola pública foi o objeto norteador deste trabalho. Visando analisar as ações do projeto de intervenção com foco na reelaboração dos objetivos, finalidade e filosofia do projeto político pedagógico, com a participação dos professores de uma escola de educação infantil da rede municipal de ensino do município de Nova Santa Rita, estes foram os sujeitos da prática. Considerando o princípio da gestão democrática instituída na legislação vigente, como ponto de partida de estudo, este trabalho tem como fundamento a gestão democrática como sendo algo imprescindível para a melhoria da qualidade no ensino público. Evidenciou-se, a necessidade de desenvolver dentro do contexto atual da escola pública, uma proposta baseada no diálogo e na participação, de fazer com que os envolvidos no processo educativo sintam-se parte do todo no que tange a participação e as tomadas de decisões no cotidiano escolar. Como metodologia foi realizada pesquisa-ação com abordagem qualitativa com embasamento teórico dos autores estudados durante o curso de especialização em gestão escolar. Durante a pesquisa pode-se constatar a viabilidade de desenvolver uma gestão democrática através de ações que possibilitem a descentralização de poder e a participação dos professores no processo educativo, mesmo diante das dificuldades encontradas os resultados foram satisfatórios, sendo necessária uma mudança na concepção dos indivíduos atuantes no ambiente escolar. | pt_BR |
dc.format.mimetype | application/pdf | |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.rights | Open Access | en |
dc.subject | Gestão democrática | pt_BR |
dc.subject | Projeto pedagógico | pt_BR |
dc.subject | Participação | pt_BR |
dc.subject | Professor | pt_BR |
dc.title | Gestão democrática : reconstruindo o projeto político pedagógico com a participação dos professores | pt_BR |
dc.type | Trabalho de conclusão de especialização | pt_BR |
dc.identifier.nrb | 001009317 | pt_BR |
dc.degree.grantor | Universidade Federal do Rio Grande do Sul | pt_BR |
dc.degree.department | Faculdade de Educação | pt_BR |
dc.degree.local | Porto Alegre, BR-RS | pt_BR |
dc.degree.date | 2015 | pt_BR |
dc.degree.level | especialização | pt_BR |
dc.degree.specialization | Curso de Especialização em Gestão Escolar | pt_BR |
Este item está licenciado na Creative Commons License
-
Ciências Humanas (1949)