Gestão democrática : reconstruindo o projeto político pedagógico com a participação dos professores
View/ Open
Date
2015Author
Advisor
Academic level
Specialization
Abstract in Portuguese (Brasil)
A gestão democrática na escola pública foi o objeto norteador deste trabalho. Visando analisar as ações do projeto de intervenção com foco na reelaboração dos objetivos, finalidade e filosofia do projeto político pedagógico, com a participação dos professores de uma escola de educação infantil da rede municipal de ensino do município de Nova Santa Rita, estes foram os sujeitos da prática. Considerando o princípio da gestão democrática instituída na legislação vigente, como ponto de partida de e ...
A gestão democrática na escola pública foi o objeto norteador deste trabalho. Visando analisar as ações do projeto de intervenção com foco na reelaboração dos objetivos, finalidade e filosofia do projeto político pedagógico, com a participação dos professores de uma escola de educação infantil da rede municipal de ensino do município de Nova Santa Rita, estes foram os sujeitos da prática. Considerando o princípio da gestão democrática instituída na legislação vigente, como ponto de partida de estudo, este trabalho tem como fundamento a gestão democrática como sendo algo imprescindível para a melhoria da qualidade no ensino público. Evidenciou-se, a necessidade de desenvolver dentro do contexto atual da escola pública, uma proposta baseada no diálogo e na participação, de fazer com que os envolvidos no processo educativo sintam-se parte do todo no que tange a participação e as tomadas de decisões no cotidiano escolar. Como metodologia foi realizada pesquisa-ação com abordagem qualitativa com embasamento teórico dos autores estudados durante o curso de especialização em gestão escolar. Durante a pesquisa pode-se constatar a viabilidade de desenvolver uma gestão democrática através de ações que possibilitem a descentralização de poder e a participação dos professores no processo educativo, mesmo diante das dificuldades encontradas os resultados foram satisfatórios, sendo necessária uma mudança na concepção dos indivíduos atuantes no ambiente escolar. ...
Institution
Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Faculdade de Educação. Curso de Especialização em Gestão Escolar.
Collections
-
Humanities (1951)
This item is licensed under a Creative Commons License
