Mostrar registro simples

dc.contributor.advisorComerlatto, Luciani Pazpt_BR
dc.contributor.authorChiodi, Adriane Marchesept_BR
dc.date.accessioned2017-02-11T02:24:59Zpt_BR
dc.date.issued2015pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/151524pt_BR
dc.description.abstractEste estudo buscou analisar os mecanismos de envolvimento da comunidade na escola, especialmente no Projeto Político-Pedagógico construído e na sua reelaboração. A pesquisa de caráter qualitativo buscou analisar as respostas nos encontros e no questionário aplicado à comunidade escolar que apontaram as conquistas e os desafios no processo educativo. O mesmo propôs a reelaboração com o envolvimento da comunidade escolar nas diferentes fases do processo, a fim de que se reconstrua o Projeto Político-Pedagógico criando espaços de envolvimento, conhecimento e valorização da diversidade étnica e cultural de todos os membros da comunidade, valorizando o envolvimento/participação social e coletivo. Este trabalho tem como embasamento teórico alguns autores como Vitor Paro (1997,2000) que possibilitou discussões sobre a participação, gestão escolar e o envolvimento dos sujeitos no projeto da escola, Ilma P. Veiga (1995) que discute sobre a direção do Projeto Político-Pedagógico e o rumo dos projetos da escola, Naura S. C. Ferreira (2006) que apresenta questões sobre a gestão democrática e Paulo R. Padilha (2001) que diz que para intervir de forma democrática e participativa os momentos de encontro devem ser como uma festa. Em síntese, os documentos oficiais da atualidade apontam regularmente para a importância da participação dos profissionais da educação e membros da comunidade escolar nas decisões tomadas na escola e na elaboração do Projeto Político-Pedagógico de cada instituição. Portanto para fortalecer o envolvimento das famílias e da comunidade escolar, o Projeto buscou uma maneira de entender melhor a importância e como fortalecer o envolvimento da comunidade na escola e no acompanhamento do processo de aprendizagem dos seus filhos.pt_BR
dc.format.mimetypeapplication/pdf
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectProjeto pedagógicopt_BR
dc.subjectGestão democráticapt_BR
dc.subjectComunidadept_BR
dc.subjectParticipaçãopt_BR
dc.subjectAlunopt_BR
dc.subjectProfessorpt_BR
dc.titleProjeto político pedagógico : fortalecer o envolvimento da comunidade na escolapt_BR
dc.typeTrabalho de conclusão de especializaçãopt_BR
dc.identifier.nrb001009033pt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentFaculdade de Educaçãopt_BR
dc.degree.localPorto Alegre, BR-RSpt_BR
dc.degree.date2015pt_BR
dc.degree.levelespecializaçãopt_BR
dc.degree.specializationCurso de Especialização em Gestão Escolarpt_BR


Thumbnail
   

Este item está licenciado na Creative Commons License

Mostrar registro simples