Projeto político pedagógico : fortalecer o envolvimento da comunidade na escola
dc.contributor.advisor | Comerlatto, Luciani Paz | pt_BR |
dc.contributor.author | Chiodi, Adriane Marchese | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2017-02-11T02:24:59Z | pt_BR |
dc.date.issued | 2015 | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10183/151524 | pt_BR |
dc.description.abstract | Este estudo buscou analisar os mecanismos de envolvimento da comunidade na escola, especialmente no Projeto Político-Pedagógico construído e na sua reelaboração. A pesquisa de caráter qualitativo buscou analisar as respostas nos encontros e no questionário aplicado à comunidade escolar que apontaram as conquistas e os desafios no processo educativo. O mesmo propôs a reelaboração com o envolvimento da comunidade escolar nas diferentes fases do processo, a fim de que se reconstrua o Projeto Político-Pedagógico criando espaços de envolvimento, conhecimento e valorização da diversidade étnica e cultural de todos os membros da comunidade, valorizando o envolvimento/participação social e coletivo. Este trabalho tem como embasamento teórico alguns autores como Vitor Paro (1997,2000) que possibilitou discussões sobre a participação, gestão escolar e o envolvimento dos sujeitos no projeto da escola, Ilma P. Veiga (1995) que discute sobre a direção do Projeto Político-Pedagógico e o rumo dos projetos da escola, Naura S. C. Ferreira (2006) que apresenta questões sobre a gestão democrática e Paulo R. Padilha (2001) que diz que para intervir de forma democrática e participativa os momentos de encontro devem ser como uma festa. Em síntese, os documentos oficiais da atualidade apontam regularmente para a importância da participação dos profissionais da educação e membros da comunidade escolar nas decisões tomadas na escola e na elaboração do Projeto Político-Pedagógico de cada instituição. Portanto para fortalecer o envolvimento das famílias e da comunidade escolar, o Projeto buscou uma maneira de entender melhor a importância e como fortalecer o envolvimento da comunidade na escola e no acompanhamento do processo de aprendizagem dos seus filhos. | pt_BR |
dc.format.mimetype | application/pdf | |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.rights | Open Access | en |
dc.subject | Projeto pedagógico | pt_BR |
dc.subject | Gestão democrática | pt_BR |
dc.subject | Comunidade | pt_BR |
dc.subject | Participação | pt_BR |
dc.subject | Aluno | pt_BR |
dc.subject | Professor | pt_BR |
dc.title | Projeto político pedagógico : fortalecer o envolvimento da comunidade na escola | pt_BR |
dc.type | Trabalho de conclusão de especialização | pt_BR |
dc.identifier.nrb | 001009033 | pt_BR |
dc.degree.grantor | Universidade Federal do Rio Grande do Sul | pt_BR |
dc.degree.department | Faculdade de Educação | pt_BR |
dc.degree.local | Porto Alegre, BR-RS | pt_BR |
dc.degree.date | 2015 | pt_BR |
dc.degree.level | especialização | pt_BR |
dc.degree.specialization | Curso de Especialização em Gestão Escolar | pt_BR |
Files in this item
This item is licensed under a Creative Commons License
-
Humanities (1949)