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dc.contributor.advisorSouza, Diogo Onofre Gomes dept_BR
dc.contributor.authorSouza, Marcel Garcia dept_BR
dc.date.accessioned2017-01-27T02:19:13Zpt_BR
dc.date.issued2016pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/151304pt_BR
dc.description.abstractA formação de professores é uma temática que ocupa um papel central na implementação de políticas públicas relacionadas à educação. A Capes é uma agência reconhecida internacionalmente pelo seu trabalho referente à internacionalização da pós-graduação do Brasil. Desde 2007, ela passou a atuar na formação de professores da educação básica e, portanto, investigar como vem sendo sua atuação na promoção do processo de internacionalização de professores da educação básica é uma tarefa importante e, de certa forma, inédita. Para tanto, elaborou-se um formulário on-line em que os professores da educação básica que participaram de algum processo de capacitação no exterior promovido pela agência responderam a 21 perguntas relacionadas ao desenvolvimento dos programas. A partir das respostas obtidas, foi possível traçar o perfil dos professores que participaram dos programas de internacionalização da educação básica; sugerir diretrizes para políticas públicas na área, como a adoção da formação continuada no plano de carreira dos professores e ampliação do investimento nesse processo por ter se mostrado um grande multiplicador de conhecimento; e, por fim, foi possível avaliar como positivo o impacto da internacionalização promovida pela Capes na educação básica do país, em que 90% dos professores se mostraram satisfeitos com a qualidade dos cursos e dos programas.pt_BR
dc.description.abstractTeacher training is a theme that occupies a central role in implementing public policies related to education. Capes is an agency internationally recognized for its work regarding the internationalization of graduate studies in Brazil. Since 2007 it started to work in the basic education teacher training and therefore investigate how has been your performance in promoting the basic education teachers internationalization process is an important task and, in some ways, unprecedented. Therefore, it elaborated an online form where the basic education teachers who participated in a training process abroad promoted by the agency answered 21 questions related to the development of the programs. From the answers obtained, it was possible to draw a profile of teachers who participated in the programs of international cooperation of basic education; suggest guidelines for public policies in the area, such as the adoption of continuing training in the career path of teachers and increase the investment in this process have shown a great multiplier of knowledge; and finally, it was possible to evaluate how positive the impact of internationalization promoted by Capes in basic education in the country, where 90% of teachers were satisfied with the quality of courses and programs.en
dc.format.mimetypeapplication/pdf
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectBasic educationen
dc.subjectFormação de professorespt_BR
dc.subjectInternationalizationen
dc.subjectEducação continuadapt_BR
dc.subjectEducação básicapt_BR
dc.subjectPublic policiesen
dc.subjectPolíticas públicaspt_BR
dc.subjectContinuing education of teachersen
dc.subjectInternacionalização da educaçãopt_BR
dc.titleO processo de internacionalização promovido pela Capes na formação de professores da educação básicapt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.identifier.nrb001009283pt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentInstituto de Ciências Básicas da Saúdept_BR
dc.degree.programPrograma de Pós-Graduação em Educação em Ciências: Química da Vida e Saúdept_BR
dc.degree.localPorto Alegre, BR-RSpt_BR
dc.degree.date2016pt_BR
dc.degree.levelmestradopt_BR


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