Mostrar registro simples

dc.contributor.advisorPavão, Antônio Carlospt_BR
dc.contributor.authorFerraz, Diorminda de Limapt_BR
dc.date.accessioned2016-12-17T02:16:59Zpt_BR
dc.date.issued2016pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/150181pt_BR
dc.description.abstractPropõe-se com essa pesquisa avaliar a metodologia da investigação científica Ensinar Ciências fazendo Ciência no contexto da prática, numa perspectiva de construção de paradigmas de ensino na educação básica. Trata-se de um estudo de caso realizado nos cursos de Férias, patrocinado pelo Espaço Ciências, com professores e gestores do sistema municipal de ensino, e, estudantes do curso de Licenciatura em Ciências Biológicas do Centro de Ensino Superior do Vale do São Francisco. Participaram também desta pesquisa 25 tutores que aplicaram essa metodologia em suas aulas no ensino Fundamental e Médio. Os resultados demonstram aprovação da metodologia, sendo avaliada pelos participantes do curso de Férias como excelente por 76% dos gestores, 57% dos professores e 100% dos estudantes do curso de Ciências Biológicas. Corroborado por 100% dos tutores que aplicaram essa metodologia no ensino fundamental e Médio, como boa (nota 9) e excelente(10). Em relação à metodologia investigada foram avaliadas as seguintes categorias: participação dos estudantes, aprendizagem, quantidade e qualidade de conteúdos, competências e habilidades mobilizadas pelos estudantes da educação básica, bem como a percepção dos ministrantes quanto às vantagens e desvantagens na aplicação da metodologia para os respectivos níveis de escolaridade.pt_BR
dc.description.abstractIt is proposed in this research was to evaluate the methodology of scientific research Teaching Science doing science in the context of practice, from the perspective of construction of educational paradigms in basic education. This is a case study in Holiday courses , sponsored by the Science Space, with teachers and managers of the municipal school system , and Bachelor's Degree students in Biological Sciences Higher Education Center of San Francisco Valley. Also participated in this study 25 tutors who applied this methodology in their classes in primary and secondary education. The results show approval of the methodology being evaluated by Holiday course participants as excellent by 76% of managers, 57% of teachers and 100% of the undergraduate students of Biological Sciences. Supported by 100% of tutors who applied this methodology in elementary school and high school, as good (note 9) and excellent (note10). Regarding the methodology investigated the following categories were evaluated: student participation, learning, quantity and quality of content, skills and mobilized skills by students of basic education, as well as the perception of worshipers as the advantages and disadvantages in the application of the methodology for their levels of education.en
dc.format.mimetypeapplication/pdf
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectScience teachingen
dc.subjectEnsino de ciênciaspt_BR
dc.subjectInvestigationen
dc.subjectPesquisa científicapt_BR
dc.subjectExperimentationen
dc.titleEnsinar ciências fazendo ciência : uma experiência na educação básica do semiárido brasileiropt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.identifier.nrb001007291pt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentInstituto de Ciências Básicas da Saúdept_BR
dc.degree.programPrograma de Pós-Graduação em Educação em Ciências: Química da Vida e Saúdept_BR
dc.degree.localPorto Alegre, BR-RSpt_BR
dc.degree.date2016pt_BR
dc.degree.levelmestradopt_BR


Thumbnail
   

Este item está licenciado na Creative Commons License

Mostrar registro simples