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dc.contributor.advisorSchetinger, Maria Rosa Chitolinapt_BR
dc.contributor.authorNascimento, Carlos Alberto Machado dopt_BR
dc.date.accessioned2016-10-12T02:14:35Zpt_BR
dc.date.issued2016pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/149011pt_BR
dc.description.abstractO estudo objetivou detectar alterações emocionais e de saúde mental que causem sofrimento psíquico suficiente para interferir no processo de aprendizagem em estudantes do Ensino Médio. Participaram do estudo alunos dos três anos de uma escola pública federal de Santa Maria, RS-Brasil. Dos 115 alunos, 94 responderam o Self Report Quetionnaire-SRQ-20, instrumento da OMS utilizado mundialmente em nível de atenção primária para identificar Transtornos Mentais ou Psíquicos Menores (TMM/TPM). Destes, 32,98% atingiram escore suficiente de sofrimento psíquico. Propõem-se estimular a informação, o conhecimento e a educação em saúde mental por meio da produção de um folder educativo sobre o tema “Saúde Mental no ambiente escolar”, a ser divulgado e utilizado em atividades na comunidade escolar. É a escola, o espaço-território estrategicamente privilegiado para essas ações, onde crianças e adolescentes passam a maior parte do tempo, oportunizando a aquisição de saberes e o empoderamento de competências promotoras de saúde mental.pt_BR
dc.description.abstractThe study had the objective of detecting emotional and mental health changes which provoke psychic distress enough to interfere with the learning process in high school pupils. The students from the three school years of a federal public school of Santa Maria-RS-Brazil took place in this study. From the 115 students, 94 answered the Self Report Questionnaire-SRQ-20, a WHO tool used worldwide in level of primary care in order to identify Mental or Psychic Minor Disorders (MMD/PMD). Of these, 32.98 % achieved sufficient score to psychological suffering. One proposes to stimulate information, knowledge, and education in mental health through the production of an educational folder on the subject to be published and used in activities in the school environment. The school, which is the territory-space strategically privileged for these actions where children and adolescents spend most of their time, gives them opportunities to acquire knowledge and empowerment of skills that promote mental health.en
dc.format.mimetypeapplication/pdf
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectTeenagersen
dc.subjectSaúde mentalpt_BR
dc.subjectMental healthen
dc.subjectSaúde escolarpt_BR
dc.subjectPreventive actionsen
dc.subjectEnsino médiopt_BR
dc.subjectEscola públicapt_BR
dc.subjectAdolescentept_BR
dc.subjectEstresse psicológicopt_BR
dc.titleFatores emocionais e de saúde mental : avaliação de alunos de uma escola pública federal visando ações de promoção e prevenção no ambiente escolarpt_BR
dc.typeTesept_BR
dc.identifier.nrb001004193pt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentInstituto de Ciências Básicas da Saúdept_BR
dc.degree.programPrograma de Pós-Graduação em Educação em Ciências: Química da Vida e Saúdept_BR
dc.degree.localPorto Alegre, BR-RSpt_BR
dc.degree.date2016pt_BR
dc.degree.leveldoutoradopt_BR


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