A situação de supervisão psicanalítica de tratamento como escuta infinita
View/ Open
Date
2008Advisor
Co-advisor
Academic level
Master
Type
Subject
Abstract in Portuguese (Brasil)
Esta pesquisa problematiza a situação psicanalítica de supervisão de tratamentos com base na experiência da pesquisadora em sua prática numa clínica-escola ligada a uma universidade pública. Para a consecução da proposta, foi delimitada a noção de ‘situação psicanalítica’ considerando existir uma pontualidade relativa a esta noção no âmbito da pesquisa. Consoante esta pontualidade, foi realizada uma reflexão e uma apresentação do método da pesquisa psicanalítica. Nessa perspectiva, a autora apr ...
Esta pesquisa problematiza a situação psicanalítica de supervisão de tratamentos com base na experiência da pesquisadora em sua prática numa clínica-escola ligada a uma universidade pública. Para a consecução da proposta, foi delimitada a noção de ‘situação psicanalítica’ considerando existir uma pontualidade relativa a esta noção no âmbito da pesquisa. Consoante esta pontualidade, foi realizada uma reflexão e uma apresentação do método da pesquisa psicanalítica. Nessa perspectiva, a autora apresenta três eixos considerados os nortes da pesquisa: a questão da transferência na situação psicanalítica de supervisão; os efeitos da situação psicanalítica de supervisão na direção de tratamentos e a situação psicanalítica de supervisão numa experiência ‘extra-muros’. Os três eixos são discutidos através de ensaios metapsicológicos, forma de reflexão que se insere na pontualidade inerente ao método de pesquisa psicanalítica. A investigação contribui para as pesquisas psicanalíticas sobre a situação de supervisão de tratamentos, ocorra essa em uma clínica-escola ou em uma instituição de transmissão da psicanálise. A contribuição principal da pesquisa é a abordagem psicanalítica do processo de supervisão, isto é, a leitura da transferência e das formações do inconsciente na situação de supervisão. ...
Abstract
This research paper examines the psychoanalytical treatment supervision situation based on the researcher’s practice background at a Public University’s Clinics - School of Psychological Treatment. In order to achieve the proposal’s purpose, the “psychoanalytical situation” notion was delimited taking into consideration the existence of a unique aspect regarding such concept in the scope of the research. In accordance to this specific facet, some thoughts on the subject and the psychoanalytical ...
This research paper examines the psychoanalytical treatment supervision situation based on the researcher’s practice background at a Public University’s Clinics - School of Psychological Treatment. In order to achieve the proposal’s purpose, the “psychoanalytical situation” notion was delimited taking into consideration the existence of a unique aspect regarding such concept in the scope of the research. In accordance to this specific facet, some thoughts on the subject and the psychoanalytical research method are presented. From this perspective, the author presents three research guiding coordinates: the transference phenomena in the psychoanalytical situation of supervision; the effect of the psychoanalytical situation of supervision on treatment direction and the psychoanalytical situation of supervision in an `extra-walls' experience. The three coordinates are discussed in metapsychological essays, considered to be the inherent reasoning form to such particular aspect of the psychoanalytical research method. This investigation makes contributions to psychoanalytical research on treatment supervision situation, considering its setting at a Clinics-school facility or at a Psychoanalysis transmission institution. The research’s main contribution is the psychoanalytical approach of the supervision process, namely the analysis of the transference phenomena and the unconscious formations in the supervision situation. ...
Institution
Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Instituto de Psicologia. Programa de Pós-Graduação em Psicologia Social e Institucional.
Collections
-
Humanities (7540)
This item is licensed under a Creative Commons License