Show simple item record

dc.contributor.advisorD'Agord, Marta Regina de Leaopt_BR
dc.contributor.authorRuschel, Vera Regina da Gracapt_BR
dc.date.accessioned2008-12-04T04:12:39Zpt_BR
dc.date.issued2008pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/14805pt_BR
dc.description.abstractEsta pesquisa problematiza a situação psicanalítica de supervisão de tratamentos com base na experiência da pesquisadora em sua prática numa clínica-escola ligada a uma universidade pública. Para a consecução da proposta, foi delimitada a noção de ‘situação psicanalítica’ considerando existir uma pontualidade relativa a esta noção no âmbito da pesquisa. Consoante esta pontualidade, foi realizada uma reflexão e uma apresentação do método da pesquisa psicanalítica. Nessa perspectiva, a autora apresenta três eixos considerados os nortes da pesquisa: a questão da transferência na situação psicanalítica de supervisão; os efeitos da situação psicanalítica de supervisão na direção de tratamentos e a situação psicanalítica de supervisão numa experiência ‘extra-muros’. Os três eixos são discutidos através de ensaios metapsicológicos, forma de reflexão que se insere na pontualidade inerente ao método de pesquisa psicanalítica. A investigação contribui para as pesquisas psicanalíticas sobre a situação de supervisão de tratamentos, ocorra essa em uma clínica-escola ou em uma instituição de transmissão da psicanálise. A contribuição principal da pesquisa é a abordagem psicanalítica do processo de supervisão, isto é, a leitura da transferência e das formações do inconsciente na situação de supervisão.pt_BR
dc.description.abstractThis research paper examines the psychoanalytical treatment supervision situation based on the researcher’s practice background at a Public University’s Clinics - School of Psychological Treatment. In order to achieve the proposal’s purpose, the “psychoanalytical situation” notion was delimited taking into consideration the existence of a unique aspect regarding such concept in the scope of the research. In accordance to this specific facet, some thoughts on the subject and the psychoanalytical research method are presented. From this perspective, the author presents three research guiding coordinates: the transference phenomena in the psychoanalytical situation of supervision; the effect of the psychoanalytical situation of supervision on treatment direction and the psychoanalytical situation of supervision in an `extra-walls' experience. The three coordinates are discussed in metapsychological essays, considered to be the inherent reasoning form to such particular aspect of the psychoanalytical research method. This investigation makes contributions to psychoanalytical research on treatment supervision situation, considering its setting at a Clinics-school facility or at a Psychoanalysis transmission institution. The research’s main contribution is the psychoanalytical approach of the supervision process, namely the analysis of the transference phenomena and the unconscious formations in the supervision situation.en
dc.format.mimetypeapplication/pdf
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectPsychoanalytical situationen
dc.subjectEscuta psicanalíticapt_BR
dc.subjectSupervisionen
dc.subjectClínicas-escolapt_BR
dc.subjectClinics-schoolen
dc.subjectSupervisão clínicapt_BR
dc.titleA situação de supervisão psicanalítica de tratamento como escuta infinitapt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.contributor.advisor-coSousa, Edson Luiz Andre dept_BR
dc.identifier.nrb000669451pt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentInstituto de Psicologiapt_BR
dc.degree.programPrograma de Pós-Graduação em Psicologia Social e Institucionalpt_BR
dc.degree.localPorto Alegre, BR-RSpt_BR
dc.degree.date2008pt_BR
dc.degree.levelmestradopt_BR


Files in this item

Thumbnail
   

This item is licensed under a Creative Commons License

Show simple item record