“Sora, é pra escrever do jeito que sabe, né?” propostas pedagógicas de leitura e escrita

Visualizar/abrir
Data
2016Orientador
Nível acadêmico
Graduação
Resumo
Este Trabalho de Conclusão de Curso aborda a temática da alfabetização, mais especificamente a leitura e escrita de alunos do primeiro ano do Ensino Fundamental durante o Estágio Curricular Docente do Curso de Licenciatura em Pedagogia da Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Tem como objetivo principal analisar diferentes propostas de leitura e escrita elaboradas para a diversidade de níveis presentes em uma turma de primeiro ano do Ensino Fundamental. Trata-se de uma pesquisa de cunho qu ...
Este Trabalho de Conclusão de Curso aborda a temática da alfabetização, mais especificamente a leitura e escrita de alunos do primeiro ano do Ensino Fundamental durante o Estágio Curricular Docente do Curso de Licenciatura em Pedagogia da Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Tem como objetivo principal analisar diferentes propostas de leitura e escrita elaboradas para a diversidade de níveis presentes em uma turma de primeiro ano do Ensino Fundamental. Trata-se de uma pesquisa de cunho qualitativo, do tipo Estudo de Caso, com análise documental, tendo como fonte de consulta os registros do Diário de Classe de minha autoria realizado no período do Estágio Curricular. Com isso, trago à tona, propostas planejadas, analisando-as com o objetivo de compreender a pertinência das mesmas para o desenvolvimento dos alunos no processo de apropriação da leitura e da escrita. O referencial teórico deste trabalho é baseado nas obras sobre alfabetização de Emília Ferreira e, ainda, Juan Delval como base para entender a aprendizagem em si. A análise dos dados foi dividida em três categorias: “Organização da sala de aula”; “Proposição de atividades”; “Intervenções docentes”. Ao final desta pesquisa, as análises apontaram que os planejamentos, atividades diferenciadas e intervenções docentes resultaram em avanços na aprendizagem dos alunos que se encontravam em diferentes níveis de escrita. ...
Instituição
Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Faculdade de Educação. Curso de Pedagogia: Licenciatura.
Coleções
-
TCC Pedagogia (1442)
Este item está licenciado na Creative Commons License
