“Sora, tu trouxe atividade que eu sei fazer?” : estratégias didáticas utilizadas por professoras em formação para o avanço dos alunos em níveis iniciais de alfabetização
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Data
2016Autor
Orientador
Nível acadêmico
Graduação
Resumo
Esta pesquisa tem o objetivo de analisar as potencialidades de estratégias didáticas utilizadas por professoras em formação, nas práticas pedagógicas desenvolvidas durante o estágio obrigatório do Curso de Pedagogia, no segundo semestre de 2015, para o avanço dos alunos em níveis iniciais de alfabetização. Como referencial teórico, são apresentados conceitos do campo da alfabetização tratados por Emilia Ferreiro, Ana Teberosky, Artur Gomes de Morais, Luciana Piccoli e Patrícia Camini, assim com ...
Esta pesquisa tem o objetivo de analisar as potencialidades de estratégias didáticas utilizadas por professoras em formação, nas práticas pedagógicas desenvolvidas durante o estágio obrigatório do Curso de Pedagogia, no segundo semestre de 2015, para o avanço dos alunos em níveis iniciais de alfabetização. Como referencial teórico, são apresentados conceitos do campo da alfabetização tratados por Emilia Ferreiro, Ana Teberosky, Artur Gomes de Morais, Luciana Piccoli e Patrícia Camini, assim como as contribuições de Philippe Perrenoud para discutir diferenciação do ensino. Para realizar a pesquisa, foram utilizadas duas ferramentas metodológicas: a análise documental dos respectivos Diários de Classe e entrevistas com as professoras estagiárias. Através da captura de dados, selecionaram-se as estratégias que mais se evidenciaram nos planejamentos e elaboraram-se quatro eixos de análise, que se organizaram como: propostas com materiais didáticos previamente estruturados, o qual focalizou estratégias em que houve diferenciação nos materiais para atender a heterogeneidade de níveis de escrita e leitura das crianças em processo de alfabetização; prioridade no atendimento de alunos em níveis iniciais de alfabetização, que explanou, através do recorte dos planejamentos das professoras em formação, as intervenções em que priorizavam os alunos mais aquém do ritmo médio da turma; diferenciação dos desafios, que abordou momentos em que foram necessárias adaptações das propostas realizadas pelas turmas dentro do fazer pedagógico coletivo; e, por fim, agrupamentos e interações com colegas, eixo em que se discutiu os reagrupamentos de alunos realizados nas turmas para promover trocas entre seus pares e, assim, produzir avanços em suas aprendizagens. As análises indicam que houve significativos avanços especialmente nos níveis de escrita dos alunos. Destaca-se que tais avanços possivelmente tenham sido alcançados por consequência dos planejamentos das professoras que buscavam considerar todos os alunos em suas aprendizagens e que os colocaram em situações em que eles realmente puderam aprender (PERRENOUD, 2011), demonstrando, assim, a potencialidade da diferenciação do ensino em turmas heterogêneas de alfabetização. ...
Instituição
Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Faculdade de Educação. Curso de Pedagogia: Licenciatura.
Coleções
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TCC Pedagogia (1400)
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