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dc.contributor.advisorFonseca, Laura Souzapt_BR
dc.contributor.authorFlores, Lisiane Aguirrept_BR
dc.date.accessioned2016-08-31T02:18:17Zpt_BR
dc.date.issued2016pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/147838pt_BR
dc.description.abstractEste trabalho de conclusão de curso situado no campo da Educação, particularmente, buscou investigar a educação não formal e como ela acontece em espaços socioeducativos, bem como, quais são os saberes necessários às pedagogas que atuam em espaços socioeducativos. Este trabalho tem o objetivo central compreender alguns conceitos que rodeiam o campo educacional não formal, tentando dialogar e entender como essa forma de educação influencia no percurso de vida e no processo de aprendizagens das crianças e dos adolescentes, sujeitos das ações socioeducativas. Procurou também diferenciar alguns conceitos, como as distinções e as aproximações entre educação não formal e educação não escolar, dessa forma, esclarecendo e explicitando as diferenças. As indagações a cerca desta pesquisa surgiram a partir da curiosidade da autora em conhecer esses espaços e também pela vontade de atuar nesse campo educacional como pedagoga social. O exercício de pesquisa envolveu práticas de observação e entrevistas, como técnicas de investigação, que subsidiaram os resultados dos dados obtidos neste estudo. A pesquisa foi realizada em espaços onde acontece a educação não formal, tendo como principal espaço visitado, um dos espaços onde acontece o Serviço de Apoio Socioeducativo (Sase), neste caso o Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos, na cidade de Porto Alegre, e contou com a participação dos agentes profissionais que atuam nesses espaços. A análise indicou a importância de haver uma pedagoga nesses espaços e também como é o processo de seleção/formação dos educadores sociais que atuam na educação social. Para subsidiar este estudo, recorri a alguns autores que foram fundamentais para o referencial teórico deste Trabalho de Conclusão de Curso. Entre os quais Paulo Freire, Maria da Glória Gohn, Carlos Rodrigues Brandão, Laura Souza Fonseca, Maria Amélia Santoro Franco, Nádia Fuhrmann e Fernanda dos Santos Paulo, que caracterizam a educação popular, as ações e espaços socioeducativos, bem como, o espaço de educação não formal. As conclusões apontaram que a pedagoga tem papel e ocupa um lugar fundamental nesses espaços porque a sua presença, desde que comprometida em (re)construir alguns conhecimentos, oportuniza ao sujeito buscar novos caminhos e relações sociais significativas, aproximando as práticas vivenciadas nesses espaços com os seus contextos sociais, além de oferecer uma prática educativa com uma metodologia voltada para estes espaços.pt_BR
dc.format.mimetypeapplication/pdf
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectProfessorpt_BR
dc.subjectEducação não-formalpt_BR
dc.subjectPrática pedagógicapt_BR
dc.subjectEducador socialpt_BR
dc.titleA pedagogia nos espaços não formais de educação : qual o lugar e a importância da pedagoga?pt_BR
dc.typeTrabalho de conclusão de graduaçãopt_BR
dc.identifier.nrb000999620pt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentFaculdade de Educaçãopt_BR
dc.degree.localPorto Alegre, BR-RSpt_BR
dc.degree.date2016pt_BR
dc.degree.graduationPedagogia: Licenciaturapt_BR
dc.degree.levelgraduaçãopt_BR


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