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A pedagogia nos espaços não formais de educação : qual o lugar e a importância da pedagoga?
dc.contributor.advisor | Fonseca, Laura Souza | pt_BR |
dc.contributor.author | Flores, Lisiane Aguirre | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2016-08-31T02:18:17Z | pt_BR |
dc.date.issued | 2016 | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10183/147838 | pt_BR |
dc.description.abstract | Este trabalho de conclusão de curso situado no campo da Educação, particularmente, buscou investigar a educação não formal e como ela acontece em espaços socioeducativos, bem como, quais são os saberes necessários às pedagogas que atuam em espaços socioeducativos. Este trabalho tem o objetivo central compreender alguns conceitos que rodeiam o campo educacional não formal, tentando dialogar e entender como essa forma de educação influencia no percurso de vida e no processo de aprendizagens das crianças e dos adolescentes, sujeitos das ações socioeducativas. Procurou também diferenciar alguns conceitos, como as distinções e as aproximações entre educação não formal e educação não escolar, dessa forma, esclarecendo e explicitando as diferenças. As indagações a cerca desta pesquisa surgiram a partir da curiosidade da autora em conhecer esses espaços e também pela vontade de atuar nesse campo educacional como pedagoga social. O exercício de pesquisa envolveu práticas de observação e entrevistas, como técnicas de investigação, que subsidiaram os resultados dos dados obtidos neste estudo. A pesquisa foi realizada em espaços onde acontece a educação não formal, tendo como principal espaço visitado, um dos espaços onde acontece o Serviço de Apoio Socioeducativo (Sase), neste caso o Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos, na cidade de Porto Alegre, e contou com a participação dos agentes profissionais que atuam nesses espaços. A análise indicou a importância de haver uma pedagoga nesses espaços e também como é o processo de seleção/formação dos educadores sociais que atuam na educação social. Para subsidiar este estudo, recorri a alguns autores que foram fundamentais para o referencial teórico deste Trabalho de Conclusão de Curso. Entre os quais Paulo Freire, Maria da Glória Gohn, Carlos Rodrigues Brandão, Laura Souza Fonseca, Maria Amélia Santoro Franco, Nádia Fuhrmann e Fernanda dos Santos Paulo, que caracterizam a educação popular, as ações e espaços socioeducativos, bem como, o espaço de educação não formal. As conclusões apontaram que a pedagoga tem papel e ocupa um lugar fundamental nesses espaços porque a sua presença, desde que comprometida em (re)construir alguns conhecimentos, oportuniza ao sujeito buscar novos caminhos e relações sociais significativas, aproximando as práticas vivenciadas nesses espaços com os seus contextos sociais, além de oferecer uma prática educativa com uma metodologia voltada para estes espaços. | pt_BR |
dc.format.mimetype | application/pdf | |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.rights | Open Access | en |
dc.subject | Professor | pt_BR |
dc.subject | Educação não-formal | pt_BR |
dc.subject | Prática pedagógica | pt_BR |
dc.subject | Educador social | pt_BR |
dc.title | A pedagogia nos espaços não formais de educação : qual o lugar e a importância da pedagoga? | pt_BR |
dc.type | Trabalho de conclusão de graduação | pt_BR |
dc.identifier.nrb | 000999620 | pt_BR |
dc.degree.grantor | Universidade Federal do Rio Grande do Sul | pt_BR |
dc.degree.department | Faculdade de Educação | pt_BR |
dc.degree.local | Porto Alegre, BR-RS | pt_BR |
dc.degree.date | 2016 | pt_BR |
dc.degree.graduation | Pedagogia: Licenciatura | pt_BR |
dc.degree.level | graduação | pt_BR |
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