Mostrar registro simples

dc.contributor.advisorMuller, Felipe Martinspt_BR
dc.contributor.authorCordenonsi, Andre Zankipt_BR
dc.date.accessioned2008-11-19T04:12:59Zpt_BR
dc.date.issued2008pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/14668pt_BR
dc.description.abstractO ensino de heurísticas e metaheurísticas é disperso na estrutura educacional superior brasileira em disciplinas da graduação e pós-graduação. De acordo com o plano de ensino do professor e sua concepção pedagógica, estas disciplinas podem ser centradas em aspectos práticos, com exemplos reais, ou focalizar as estruturas matemáticas que dão suporte à teoria e concepção dos modelos que são debatidos na literatura. No decorrer desta tese, é apresentada uma metodologia dialógica-problematizadora que, através da concepção, desenvolvimento e teste de duas ferramentas tecnológicas (o ambiente virtual de aprendizagem AMEM – Ambiente Multimídia para Educação Mediada por Computador e o objeto de aprendizagem LOBO – Learning Object Based on Optimization), busca uma forma inovadora de discutir os algoritmos heurísticos e metaheurísticos em torno de um problema comum, através de práticas baseadas no diálogo e instigando os alunos a buscar as respostas para os problemas que são apresentados aos mesmos. Concebida como uma proposta para dinamizar o ensino superior de heurísticas e metaheurísticas, esta tese apresenta a metodologia pedagógica, o ferramental tecnológico desenvolvido e, em sua última parte, uma aplicação real destas em uma disciplina de graduação. Considerando as questões de pesquisa previamente definidas na Matriz Dialógica-Problematizadora, é possível concluir que há muito trabalho ainda a percorrer para romper o ciclo positivista que pode agir como um inibidor de novas práticas, servindo como um ponto de apoio aos alunos que, acostumados ao ato de ouvir em uma sala de aula, não se sentem à vontade em agir. A utilização de ferramentas que permitam criar um espaço dialógico e questionador, como o AMEM e o LOBO, pode contribuir para quebrar este estigma.pt_BR
dc.description.abstractThe education of heuristics and metaheuristics is dispersed in the Brazilian higher educational structure in disciplines of the graduation and posgraduation. The discipline can be centered in practical aspects, with real examples, or to focus the mathematical structures which support the theory and conception of the literature models. The professor, considering his education plan and his pedagogical conceptions, can choose one of them. In this thesis, the dialogical-problem methodology is presented, through the conception, development and test of two technological tools (the virtual environment of learning AMEM - Multimedia Educational Environment Mediated for Computer and the learning object LOBO - Learning Object Based on Optimization). The tools and the methodological approach produce an innovative way to the heuristics and metaheuristics educational, based in a common problem, through a practical focused in the dialogue and instigating the students to seek their owner answers. Conceived as a new proposal to the heuristics and metaheuristics higher education, this thesis presents the pedagogical methodology, the technological developed tool and a real application of these in one graduation discipline. Considering the questions of research previously defined in the Dialogical-Problem Matrix, the conclusions of the thesis appoints to a great effort needed to break the pedagogical traditional methodology, especially in the students’ behavior. The use of tool to create a dialogical space, as AMEM and the LOBO, can contribute to break this stigma.en
dc.format.mimetypeapplication/pdf
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectTechnology in educationen
dc.subjectComputador na educaçãopt_BR
dc.subjectThe learning environmenten
dc.subjectAmbiente de aprendizagempt_BR
dc.subjectPesquisa-açãopt_BR
dc.subjectVirtual environmenten
dc.subjectEducaçãopt_BR
dc.subjectResearch-actionen
dc.subjectHeurísticapt_BR
dc.subjectEducationen
dc.subjectHeurísticen
dc.subjectMetaheutísticen
dc.subjectAMEM Ien
dc.subjectFreire, Pauloen
dc.titleAmbientes, objetos e dialogicidade : uma estratégia de ensino superior em heurísticas e metaheurísticaspt_BR
dc.typeTesept_BR
dc.contributor.advisor-coFagundes, Léa da Cruzpt_BR
dc.identifier.nrb000666903pt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentCentro de Estudos Interdisciplinares em Novas Tecnologias da Educaçãopt_BR
dc.degree.programPrograma de Pós-Graduação em Informática na Educaçãopt_BR
dc.degree.localPorto Alegre, BR-RSpt_BR
dc.degree.date2008pt_BR
dc.degree.leveldoutoradopt_BR


Thumbnail
   

Este item está licenciado na Creative Commons License

Mostrar registro simples