Mostrar registro simples

dc.contributor.advisorCosta, Antonio Carlos da Rochapt_BR
dc.contributor.authorOliveira, José Antônio Colvarapt_BR
dc.date.accessioned2008-11-19T04:12:56Zpt_BR
dc.date.issued2007pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/14662pt_BR
dc.description.abstractCriar objetos e dar-lhes movimento, orientando como, quando e onde se mover, têm-se revelado atividades de interesse para todas as idades. A robótica é a concretização dessas várias ações. Estimulando a busca por soluções, proporcionando planejar e criar, envolvendo ações coordenadas, em grupo ou isoladamente, dividindo tarefas e repartindo o tempo, os sujeitos se envolvem de maneira tal que desperta a atenção dos observadores, sejam pais, professores ou estudiosos. Esta tese se desenvolveu passando por estes três pontos de observação, os quais nos levaram a buscar nas crianças, primeiramente, a construção que realizavam do conceito de robótica, passando pela busca da maneira que explicam, em robótica, o que aprendem, até chegarmos a uma gradação dessas atividades no estágio operatório formal. Desses três experimentos atingimos um patamar que nos proporcionou, através de um paralelismo com os estudos de Piaget sobre a tomada de consciência, elaborar uma proposta de formulação de dimensionamento dos mecanismos centrais da ação do sujeito e das propriedades intrínsecas centrais do objeto durante essa tomada de consciência, nas atividades de robótica.pt_BR
dc.description.abstractCreating objects and making it move, choosing specifically how, where and when to move, have been revealing to be activities of interest to people of all ages. Robotics is the concretization of all this actions. Encouraging the search for solutions, opening possibilities for plans and creations, involving coordinated actions, in groups or lonely, dividing tasks and time, the individuals involve themselves in such a way that it calls the observers attention, not mattering if they are parents, professors or studious. This thesis has developed through these three observation points, which lead us to search in children firstly for their construction of the concept of robotics, then for their way of explaining, in robotics, what they learn, until we get to a grading of these activities in the formal operating stage. From these three experiments we have reached a level that has allowed us to elaborate a proposal of formulation of dimensioning of the central mechanisms of individual action and of the intrinsic central properties of the object during this taken of awareness, in the robotics activities, through a parallelism with the Piagetian studies about the taken of awareness.en
dc.format.mimetypeapplication/pdf
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectRoboticsen
dc.subjectVigotsky, L. S. (Lev Semenovich), 1896-1934.pt_BR
dc.subjectRobóticapt_BR
dc.subjectEducationen
dc.subjectConstructivismen
dc.subjectConstrutivismopt_BR
dc.subjectTaken of awarenessen
dc.subjectPiaget, Jean 1896-1980.pt_BR
dc.subjectPapert, Seymour A. 1928-.pt_BR
dc.titleRobótica como interface da tomada de consciência da ação e do conhecimento do objeto, através de metacognição como propulsora da produção do conhecimentopt_BR
dc.typeTesept_BR
dc.contributor.advisor-coMaraschin, Clecipt_BR
dc.identifier.nrb000666414pt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentCentro de Estudos Interdisciplinares em Novas Tecnologias da Educaçãopt_BR
dc.degree.programPrograma de Pós-Graduação em Informática na Educaçãopt_BR
dc.degree.localPorto Alegre, BR-RSpt_BR
dc.degree.date2007pt_BR
dc.degree.leveldoutoradopt_BR


Thumbnail
   

Este item está licenciado na Creative Commons License

Mostrar registro simples