Mostrar registro simples

dc.contributor.advisorSchetinger, Maria Rosa Chitolinapt_BR
dc.contributor.authorDalmolin, Terezinha Cleoni Troncopt_BR
dc.date.accessioned2016-07-08T02:17:15Zpt_BR
dc.date.issued2016pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/143375pt_BR
dc.description.abstractA significativa importância do processo de ensino aprendizagem acontece quando o professor como mediador procura reconstruir o conhecimento anterior através das reflexões dos seus alunos. O ensino tradicional resume-se na transmissão de conhecimentos já prontos e, ao aluno, é atribuído um papel passivo de receptor da informação. O presente estudo apresenta os resultados de uma pesquisa realizada com uma turma de alunos do Ensino Médio e teve como objetivo identificar as concepções prévias sobre o sistema respiratório e o tabagismo. Os resultados obtidos demonstraram que as concepções dos alunos são superficiais, escassas e muito distantes de uma alfabetização científica. Essas inferências demonstraram que, possivelmente, os organizadores prévios não ancoraram o novo conhecimento e, portanto, faz-se necessário desenvolver atividades diferenciadas no ensino de biologia, tornando o aprendizado mais significativo. Diante desses resultados, desenvolveu-se uma ferramenta pedagógica “estilo mangá” baseada nas vivências dos alunos.pt_BR
dc.description.abstractThe relevant importance of the teaching and learning process happens when teacher as a mediator intends to reconstruct the previous knowledge through the students' reflexions. The traditional teaching has focused on transmission of ready knowledge in which the student has had only a passive role as an information receptor. This study presents results from a research with a group of Brazilian students from High-School level. The aim was to identify the previous conceptions about respiratory system and smoking habits. The results demonstrate that the students' conceptions are superficial, rare and far from scientific literacy. The inferences of this study show that possibly the advanced organizers do not link to the new knowledge and because of this it becomes necessary to develop different activities for biology teaching in order to turn the learning of this subject more meaningful. Based on these results, it was developed the pedagogical tool “manga style” from the students livings.en
dc.format.mimetypeapplication/pdf
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectEnsino de ciênciaspt_BR
dc.subjectAdvanced organizersen
dc.subjectSistema respiratóriopt_BR
dc.subjectSmoking habiten
dc.subjectHábito de fumarpt_BR
dc.subjectPedagogical toolen
dc.subjectHistória em quadrinhospt_BR
dc.subjectMangápt_BR
dc.titleDas concepções à construção de uma história em quadrinhos estilo mangá sobre o sistema respiratóriopt_BR
dc.title.alternativeFrom the conceptions to the elaboration of a manga comic strip about respiratory system en
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.identifier.nrb000997145pt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentInstituto de Ciências Básicas da Saúdept_BR
dc.degree.programPrograma de Pós-Graduação em Educação em Ciências: Química da Vida e Saúdept_BR
dc.degree.localPorto Alegre, BR-RSpt_BR
dc.degree.date2016pt_BR
dc.degree.levelmestradopt_BR


Thumbnail
   

Este item está licenciado na Creative Commons License

Mostrar registro simples