Comunicação visual urbana : a percepção do usuário em movimento, estudo de caso em Porto Alegre
Visualizar/abrir
Data
2016Orientador
Nível acadêmico
Doutorado
Tipo
Assunto
Resumo
Este estudo trata da relação entre a comunicação visual urbana e sua percepção e uso pelos indivíduos em deslocamento pela cidade. A investigação concentrou-se na avaliação dos desempenhos estético e funcional da comunicação visual urbana em relação à influência que cada desempenho tem na apreensão do espaço construído segundo duas condições de mobilidade do transeunte ― a pé e de ônibus, e foi realizada através de um estudo de caso. Para tal, foram propostas três categorias de comunicação visu ...
Este estudo trata da relação entre a comunicação visual urbana e sua percepção e uso pelos indivíduos em deslocamento pela cidade. A investigação concentrou-se na avaliação dos desempenhos estético e funcional da comunicação visual urbana em relação à influência que cada desempenho tem na apreensão do espaço construído segundo duas condições de mobilidade do transeunte ― a pé e de ônibus, e foi realizada através de um estudo de caso. Para tal, foram propostas três categorias de comunicação visual urbana: Comunicação de Ponto de Venda, Sinalização Urbana Pública e Mídia Exterior, elaborada uma metodologia a partir da Sintaxe Espacial e da Percepção Ambiental e selecionadas duas vias de Porto Alegre. A metodologia propõe o estudo do transeunte em dois aspectos: a identificação espacial do transeunte, utilizando a análise sintática do espaço urbano, e a percepção diferencial do transeunte, através da avaliação da percepção da qualidade visual do ambiente construído. Foram exploradas as hipóteses de que (1) de modo geral, as pessoas não prestam atenção à comunicação visual urbana, (2) existe uma percepção diferencial entre o transeunte em deslocamento a pé e o transeunte em deslocamento em ônibus, e (3) esta diferenciação incide sobre as categorias e os desempenhos da comunicação visual urbana. Os resultados mostram que desempenho estético influencia a percepção dos dois tipos de transeuntes, entretanto o desempenho funcional é especialmente relevante para os transeuntes de ônibus. ...
Abstract
The present study deals with the relationship between urban visual communication and its perception and use by individuals in displacement across the city. The research focused on the evaluation of both aesthetic and functional performances of urban visual communication regarding the influence that each performance has in the apprehension of built space in two conditions of mobility of passers-by: on foot and by bus, and was carried out through a study case. For this purpose, three categories o ...
The present study deals with the relationship between urban visual communication and its perception and use by individuals in displacement across the city. The research focused on the evaluation of both aesthetic and functional performances of urban visual communication regarding the influence that each performance has in the apprehension of built space in two conditions of mobility of passers-by: on foot and by bus, and was carried out through a study case. For this purpose, three categories of urban visual communication were proposed: Point of Purchase Communication, Urban and Public Signaling and Outdoors Media; a methodology based on Space Syntax and Environmental Perception was developed and two itineraries in Porto Alegre were selected. The methodology proposes the study of the passer-by under two aspects: space identification of the passer-by, using syntactic analysis of urban space; and differential perception of the passer-by, assessing the perception of the visual quality of built environment. Hypotheses have been explored that (1) in general, people do not pay attention to urban visual communication, (2) there is a differential perception between passers-by in displacement on foot and passers-by in displacement by bus, (3) this differentiation focuses on the categories and performances of urban visual communication. Results show that aesthetic performance influences the perception of the two types of passers-by. However, functional performance is especially relevant to the passer-by in displacement by bus. ...
Instituição
Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Faculdade de Arquitetura. Programa de Pós-Graduação em Planejamento Urbano e Regional.
Coleções
-
Ciências Sociais Aplicadas (6071)
Este item está licenciado na Creative Commons License