A influência das transformações sociais e tecnológicas no brincar
Visualizar/abrir
Data
2011Orientador
Co-orientador
Nível acadêmico
Graduação
Resumo
Este trabalho de conclusão do curso de Licenciatura em Pedagogia na modalidade à distância traz como questionamento principal a influência das transformações sociais e tecnológicas na atividade lúdica infantil e a repercussão na escola desse contexto. Inicia resgatando um pouco da história da infância e do brincar desde o tempo primitivo, em que os jogos e brincadeiras faziam parte do cotidiano das pessoas, passando pela Idade Média, época em que as atividades lúdicas dos adultos não eram difer ...
Este trabalho de conclusão do curso de Licenciatura em Pedagogia na modalidade à distância traz como questionamento principal a influência das transformações sociais e tecnológicas na atividade lúdica infantil e a repercussão na escola desse contexto. Inicia resgatando um pouco da história da infância e do brincar desde o tempo primitivo, em que os jogos e brincadeiras faziam parte do cotidiano das pessoas, passando pela Idade Média, época em que as atividades lúdicas dos adultos não eram diferentes das atividades das crianças, e pela Idade Moderna, época em que devido ao surgimento das classes sociais apareceram espaços e tempo específicos para o trabalho e o lazer. Em seguida, relata que, com o passar dos anos, surgiram novos estudos e a visão do brincar foi sendo modificada. Piaget e Vygotsky estudaram e trouxeram informações importantes sobre a importância do lúdico para o desenvolvimento da criança. Atualmente, com o crescimento das cidades e a mudança da cultura familiar, há pouco ou nenhum espaço e tempo destinado ao lazer, por isso, torna-se maior ainda a responsabilidade da escola de propor ludicidade ao seu aluno, propondo-a de forma interdisciplinar e dialogando com o modo de brincar das gerações antecessoras dos alunos. Ao final desse trabalho, concluiu-se, dentre outras reflexões, que o professor deve ter uma intencionalidade ao propor o lúdico e intervir de acordo com as necessidades do grupo de alunos, porque as novas nuances sociais e tecnológicas, modificam o brincar e esse não pode extinguir-se para que nossas crianças tenham a garantia de um desenvolvimento saudável. ...
Instituição
Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Faculdade de Educação. Curso de Pedagogia: Ensino a Distância: Licenciatura.
Coleções
-
TCC Pedagogia (1400)
Este item está licenciado na Creative Commons License