A influência das transformações sociais e tecnológicas no brincar
dc.contributor.advisor | Gil, Natália de Lacerda | pt_BR |
dc.contributor.author | Silva, Renata Maria Silva da | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2016-06-21T02:10:22Z | pt_BR |
dc.date.issued | 2011 | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10183/142871 | pt_BR |
dc.description.abstract | Este trabalho de conclusão do curso de Licenciatura em Pedagogia na modalidade à distância traz como questionamento principal a influência das transformações sociais e tecnológicas na atividade lúdica infantil e a repercussão na escola desse contexto. Inicia resgatando um pouco da história da infância e do brincar desde o tempo primitivo, em que os jogos e brincadeiras faziam parte do cotidiano das pessoas, passando pela Idade Média, época em que as atividades lúdicas dos adultos não eram diferentes das atividades das crianças, e pela Idade Moderna, época em que devido ao surgimento das classes sociais apareceram espaços e tempo específicos para o trabalho e o lazer. Em seguida, relata que, com o passar dos anos, surgiram novos estudos e a visão do brincar foi sendo modificada. Piaget e Vygotsky estudaram e trouxeram informações importantes sobre a importância do lúdico para o desenvolvimento da criança. Atualmente, com o crescimento das cidades e a mudança da cultura familiar, há pouco ou nenhum espaço e tempo destinado ao lazer, por isso, torna-se maior ainda a responsabilidade da escola de propor ludicidade ao seu aluno, propondo-a de forma interdisciplinar e dialogando com o modo de brincar das gerações antecessoras dos alunos. Ao final desse trabalho, concluiu-se, dentre outras reflexões, que o professor deve ter uma intencionalidade ao propor o lúdico e intervir de acordo com as necessidades do grupo de alunos, porque as novas nuances sociais e tecnológicas, modificam o brincar e esse não pode extinguir-se para que nossas crianças tenham a garantia de um desenvolvimento saudável. | pt_BR |
dc.format.mimetype | application/pdf | |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.rights | Open Access | en |
dc.subject | Jogos infantis | pt_BR |
dc.subject | Tecnologia | pt_BR |
dc.subject | Instituições sociais | pt_BR |
dc.subject | Aluno | pt_BR |
dc.subject | Ensino fundamental | pt_BR |
dc.title | A influência das transformações sociais e tecnológicas no brincar | pt_BR |
dc.type | Trabalho de conclusão de graduação | pt_BR |
dc.contributor.advisor-co | Campos, Márcia Maciel de | pt_BR |
dc.identifier.nrb | 000993213 | pt_BR |
dc.degree.grantor | Universidade Federal do Rio Grande do Sul | pt_BR |
dc.degree.department | Faculdade de Educação | pt_BR |
dc.degree.local | Porto Alegre, BR-RS | pt_BR |
dc.degree.date | 2011 | pt_BR |
dc.degree.graduation | Pedagogia: Ensino a Distância: Licenciatura | pt_BR |
dc.degree.level | graduação | pt_BR |
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TCC Pedagogia (1401)