Alavancagem do crédito imobiliário através da consignação em folha de pagamento - resultado e risco
Visualizar/abrir
Data
2007Autor
Orientador
Nível acadêmico
Especialização
Resumo
O mercado de crédito no Brasil cresce de forma vertiginosa, parte patrocinado pela oferta de bens de consumo, parte pelo acesso mais facilitado aos empréstimos e financiamentos pelas instituições financeiras e também pela concorrência existente nesse mercado. A concessão do crédito, elemento essencial da existência dos bancos, pela intermediação financeira entre superavitários e elementos deficitários do sistema financeiro evolui de acordo com o desenvolvimento e necessidades sociais. A cada di ...
O mercado de crédito no Brasil cresce de forma vertiginosa, parte patrocinado pela oferta de bens de consumo, parte pelo acesso mais facilitado aos empréstimos e financiamentos pelas instituições financeiras e também pela concorrência existente nesse mercado. A concessão do crédito, elemento essencial da existência dos bancos, pela intermediação financeira entre superavitários e elementos deficitários do sistema financeiro evolui de acordo com o desenvolvimento e necessidades sociais. A cada dia surgem novas linhas e produtos para facilitar, reter, conquistar e fidelizar clientes, na busca da manutenção do relacionamento por longo prazo. E o crédito imobiliário surge e se destaca nesse contexto como o elemento congregador da necessidade social pela casa própria, com acesso mais facilitado do que antigamente e instrumento de manutenção do cliente bancário, com o respectivo retorno financeiro pela alavancagem proporcionada por esse crédito nas carteiras dos bancos. Instrumentos de segurança também evoluíram e hoje as instituições financeiras podem contar com garantias consistentes como a Alienação Fiduciária do bem, a proteção do Patrimônio de Afetação e ainda com a consignação em folha de pagamento das parcelas do contrato o que assegura o retorno financeiro, a redução do risco e pode proporcionar, por conseqüência, a redução das taxas de juros. ...
Abstract
The credit market has increased strongly in Brazil. It happens mainly for two reasons: The offer of consumer goods, easier access to loan and financing operations obtained from financial institutions and the many financial options people can find in this kind of market. Giving credit, essential element in bank system, using financial intervention among surplus and deficit elements in financial system, evolves according to social development and needs. Day by day new lines and products come out ...
The credit market has increased strongly in Brazil. It happens mainly for two reasons: The offer of consumer goods, easier access to loan and financing operations obtained from financial institutions and the many financial options people can find in this kind of market. Giving credit, essential element in bank system, using financial intervention among surplus and deficit elements in financial system, evolves according to social development and needs. Day by day new lines and products come out to facilitate, retain, conquer and get faithful clients trying to maintain the clients for a long time. The financial credit used to build houses and buildings comes out and receives an especial attention in this context as a gathering element in the social need on the proper housing, with an access easier than it used to be in the past and as an instrument to maintain the client, with the respective financial return brought about by the credit obtained in banks. Security instruments have also been developed and nowadays financial institutions can count on solid guarantees like Alienação Fiduciária on goods, the protection on the Patrimônio de Afetação (Property of Affectation) and still with the consignment of the installments of the contract in wages payment demonstrative sheet which ensures the financial return, the risk reduction and can provide, consequently, the reduction of the interest rates. ...
Instituição
Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Escola de Administração. Curso de especialização a distância: Gestão de negócios financeiros - Banco do Brasil.
Coleções
-
Ciências Sociais Aplicadas (3537)
Este item está licenciado na Creative Commons License