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dc.contributor.advisorTijiboy, Ana Vilmapt_BR
dc.contributor.authorSilva, Cristiane de Carvalho Vianna dapt_BR
dc.date.accessioned2016-05-21T02:09:20Zpt_BR
dc.date.issued2010pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/141537pt_BR
dc.description.abstractAs tecnologias estão cada vez mais presentes em nosso cotidiano e, para atender a demanda dos alunos que já estão imersos no meio digital, a escola precisa repensar as suas concepções de ensino e aprendizagem, capacitar os professores no uso adequado dessas tecnologias e dar conta de novas práticas pedagógicas. Assim, o governo federal desenvolveu o ProInfo, programa que visa incorporar tecnologias na prática pedagógica docente, através de cursos de formação continuada. Estas capacitações são bem direcionadas pelo Ministério de Educação e Cultura (MEC) e a plataforma utilizada é o E-ProInfo. Neste contexto, por se tratar de uma experiência profissional nova para esta autora, a de professora formadora em um curso EAD (semi-presencial) intitulado “Tecnologias na Educação: ensinando e aprendendo com as Tecnologias da Informação e Comunicação” no município de Sapucaia do Sul, para professores que atualmente são coordenadores dos laboratórios de informática das escolas da rede municipal. Surgiu assim a necessidade de saber como ministrar uma formação de qualidade para profissionais totalmente desconhecidos? Conhecer os professores-cursistas da formação em questão e ainda verificar qual a relação existente entre o conhecimento/domínio dos professores, participantes da formação, em relação às TIC e sua prática pedagógica antes do curso. Assim foi objetivo do presente trabalho conhecer e identificar o perfil dos professores que estão envolvidos como cursistas nesta formação, para assim poder capacitar já nesse curso, a partir do seu perfil e desenvolver uma formação que realmente atinjisse os participantes de forma significativa para que estes levassem para suas práticas docentes e pudessem ser multiplicadores das aprendizagens construídas e adquiridas durante a formação. Concluímos através de pesquisa, aplicação de questionário e observação direta que as formações em TIC‟s devem levar em consideração o contexto dos professores levando-os a refletirem sobre suas próprias práticas e não apenas ensinar-lhes a manipular as novas tecnologias. Também percebemos que existem diversos tipos de perfis profissionais e pessoais, nos quais alguns mostram-se “auto-motivados” enquanto a maioria mostra-se “acomodada”, e assim, enquanto formadores precisamos aprender a “lidar” com todo tipo de perfil de professor, pois estes são os profissionais que estão à frente da Educação do Brasil atualmente.pt_BR
dc.format.mimetypeapplication/pdf
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectFormação de professorespt_BR
dc.subjectTecnologia educacionalpt_BR
dc.titleCaminhos e descaminhos na capacitação de professores em tecnologias educacionaispt_BR
dc.typeTrabalho de conclusão de especializaçãopt_BR
dc.identifier.nrb000991992pt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentCentro de Estudos Interdisciplinares em Novas Tecnologias da Educaçãopt_BR
dc.degree.localPorto Alegre, BR-RSpt_BR
dc.degree.date2010pt_BR
dc.degree.levelespecializaçãopt_BR
dc.degree.specializationCurso de Especialização em Mídias na Educaçãopt_BR


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