Caminhos e descaminhos na capacitação de professores em tecnologias educacionais
dc.contributor.advisor | Tijiboy, Ana Vilma | pt_BR |
dc.contributor.author | Silva, Cristiane de Carvalho Vianna da | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2016-05-21T02:09:20Z | pt_BR |
dc.date.issued | 2010 | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10183/141537 | pt_BR |
dc.description.abstract | As tecnologias estão cada vez mais presentes em nosso cotidiano e, para atender a demanda dos alunos que já estão imersos no meio digital, a escola precisa repensar as suas concepções de ensino e aprendizagem, capacitar os professores no uso adequado dessas tecnologias e dar conta de novas práticas pedagógicas. Assim, o governo federal desenvolveu o ProInfo, programa que visa incorporar tecnologias na prática pedagógica docente, através de cursos de formação continuada. Estas capacitações são bem direcionadas pelo Ministério de Educação e Cultura (MEC) e a plataforma utilizada é o E-ProInfo. Neste contexto, por se tratar de uma experiência profissional nova para esta autora, a de professora formadora em um curso EAD (semi-presencial) intitulado “Tecnologias na Educação: ensinando e aprendendo com as Tecnologias da Informação e Comunicação” no município de Sapucaia do Sul, para professores que atualmente são coordenadores dos laboratórios de informática das escolas da rede municipal. Surgiu assim a necessidade de saber como ministrar uma formação de qualidade para profissionais totalmente desconhecidos? Conhecer os professores-cursistas da formação em questão e ainda verificar qual a relação existente entre o conhecimento/domínio dos professores, participantes da formação, em relação às TIC e sua prática pedagógica antes do curso. Assim foi objetivo do presente trabalho conhecer e identificar o perfil dos professores que estão envolvidos como cursistas nesta formação, para assim poder capacitar já nesse curso, a partir do seu perfil e desenvolver uma formação que realmente atinjisse os participantes de forma significativa para que estes levassem para suas práticas docentes e pudessem ser multiplicadores das aprendizagens construídas e adquiridas durante a formação. Concluímos através de pesquisa, aplicação de questionário e observação direta que as formações em TIC‟s devem levar em consideração o contexto dos professores levando-os a refletirem sobre suas próprias práticas e não apenas ensinar-lhes a manipular as novas tecnologias. Também percebemos que existem diversos tipos de perfis profissionais e pessoais, nos quais alguns mostram-se “auto-motivados” enquanto a maioria mostra-se “acomodada”, e assim, enquanto formadores precisamos aprender a “lidar” com todo tipo de perfil de professor, pois estes são os profissionais que estão à frente da Educação do Brasil atualmente. | pt_BR |
dc.format.mimetype | application/pdf | |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.rights | Open Access | en |
dc.subject | Formação de professores | pt_BR |
dc.subject | Tecnologia educacional | pt_BR |
dc.title | Caminhos e descaminhos na capacitação de professores em tecnologias educacionais | pt_BR |
dc.type | Trabalho de conclusão de especialização | pt_BR |
dc.identifier.nrb | 000991992 | pt_BR |
dc.degree.grantor | Universidade Federal do Rio Grande do Sul | pt_BR |
dc.degree.department | Centro de Estudos Interdisciplinares em Novas Tecnologias da Educação | pt_BR |
dc.degree.local | Porto Alegre, BR-RS | pt_BR |
dc.degree.date | 2010 | pt_BR |
dc.degree.level | especialização | pt_BR |
dc.degree.specialization | Curso de Especialização em Mídias na Educação | pt_BR |
Este item está licenciado na Creative Commons License
-
Ciências Humanas (1949)