A geração digital e o computador : implicações pedagógicas dessa relação
Visualizar/abrir
Data
2010Autor
Orientador
Nível acadêmico
Especialização
Resumo
A chegada do computador na educação tem provocado muitas questões quanto ao papel do professor, da escola e da importância de integrá-lo no processo educativo como uma ferramenta pedagógica capaz de propiciar o desenvolvimento de novas competências e habilidades nos alunos. É importante compreender que o uso do computador na escola exige dos professores reflexões sobre a prática docente para que sejam capazes de articular o seu fazer pedagógico e as ferramentas do computador de forma a intensif ...
A chegada do computador na educação tem provocado muitas questões quanto ao papel do professor, da escola e da importância de integrá-lo no processo educativo como uma ferramenta pedagógica capaz de propiciar o desenvolvimento de novas competências e habilidades nos alunos. É importante compreender que o uso do computador na escola exige dos professores reflexões sobre a prática docente para que sejam capazes de articular o seu fazer pedagógico e as ferramentas do computador de forma a intensificar as oportunidades de aprendizagem. Diante disso este trabalho verifica as articulações entre o fazer pedagógico e a utilização do computador no contexto educativo de uma escola municipal de Montenegro, buscando responder como esses professores utilizam os recursos do computador em suas aulas, as concepções deles a respeito do tema, os desafios que enfrentam na prática pedagógica e como avaliam os resultados obtidos com seus alunos através das atividades propostas no Laboratório de Informática da escola. Assim este trabalho conclui que o professor tem papel fundamental no processo de inserção do computador no contexto escolar, cabe a ele comprometimento e postura de mediador/facilitador da relação alunocomputador, elaborando estratégias e desafios que apóiem o desenvolvimento de habilidades e competências emergentes na geração digital que chega às escolas atualmente. ...
Instituição
Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Centro de Estudos Interdisciplinares em Novas Tecnologias da Educação. Curso de Especialização em Mídias na Educação.
Coleções
-
Ciências Humanas (1949)
Este item está licenciado na Creative Commons License