Mostrar registro simples

dc.contributor.advisorEhrenbrink, Dolores Verruckpt_BR
dc.contributor.authorSilva, Carlos Eugeniopt_BR
dc.date.accessioned2016-05-21T02:09:19Zpt_BR
dc.date.issued2010pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/141535pt_BR
dc.description.abstractA infectologia é área das ciências da saúde que se ocupa com o efeito dos agentes causadores de doenças sobre o homem e os aspectos relacionados à sua transmissão, abrangendo desde simples partículas protéicas (príons) até organismos eucarióticos tão grandes como a tênia do peixe (Diphyllobothrium latum), que pode alcançar 17 metros no intestino humano. Devido à diversidade de organismos encontrados e as peculiaridades fisiológicas e ecológicas de cada um, a infectologia apresenta um estudo inicial muito conceitual, na forma de disciplinas segmentadas por especialidades como Bacteriologia, Micologia, Virologia, Parasitologia e Imunologia. Este período age como uma introdução ao aprofundamento do estudo das infecções, que deverá ocorrer na fase final de formação dos profissionais de saúde, integrando-se com outras especialidades médicas. Face à importância mencionada e a dispersão dos temas ligados à infectologia, ao longo de cinco semestres, nos cursos da área da saúde, as ferramentas educacionais multimeios, como os jogos, se apresentam como instrumentos importantes para motivar o estudo e sedimentar os conhecimento da infectologia de uma forma continuada, atraente e séria.pt_BR
dc.description.abstractThe infectious disease is the area of health sciences that deals with the effect of disease-causing agents on the man’s body and the aspects related to its transmission, ranging from simple protein particles (prions) to eukaryotic organisms as large as the broad fish tapeworm (Diphyllobothrium latum), which can reach 17 meters in the human small intestine. The infectious disease are introduced initially as theoretical and conceptual specialties like Bacteriology, Mycology, Virology, Parasitology and Immunology due to diversity, and the physiological and ecological peculiarities of each agent. This period acts as an introduction to a clinical approach of the infections, which should occur in the intermediate and the final phase of training of health professionals, integrated with other medical specialties. Given the highlighted importance of infectious diseases over a period of five semesters in health courses, the multimedia educational tools, such as games, are presented as important tools to motivate students to knowledge of infectious disease in a continuing, attractive and serious manner.en
dc.format.mimetypeapplication/pdf
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectMicrobiologyen
dc.subjectJogos pedagógicospt_BR
dc.subjectInfectious diseasesen
dc.subjectEducação médicapt_BR
dc.subjectMicrobiologiapt_BR
dc.subjectMedical educationen
dc.subjectVideo gamesen
dc.subjectVirtual learning environmentsen
dc.subjectEducational mediaen
dc.titlePotencial dos jogos educativos como ferramentas de apoio ao ensino da infectologiapt_BR
dc.typeTrabalho de conclusão de especializaçãopt_BR
dc.identifier.nrb000988169pt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentCentro de Estudos Interdisciplinares em Novas Tecnologias da Educaçãopt_BR
dc.degree.localPorto Alegre, BR-RSpt_BR
dc.degree.date2010pt_BR
dc.degree.levelespecializaçãopt_BR
dc.degree.specializationTecnologias da informação para educadorespt_BR


Thumbnail
   

Este item está licenciado na Creative Commons License

Mostrar registro simples