Potencial dos jogos educativos como ferramentas de apoio ao ensino da infectologia
dc.contributor.advisor | Ehrenbrink, Dolores Verruck | pt_BR |
dc.contributor.author | Silva, Carlos Eugenio | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2016-05-21T02:09:19Z | pt_BR |
dc.date.issued | 2010 | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10183/141535 | pt_BR |
dc.description.abstract | A infectologia é área das ciências da saúde que se ocupa com o efeito dos agentes causadores de doenças sobre o homem e os aspectos relacionados à sua transmissão, abrangendo desde simples partículas protéicas (príons) até organismos eucarióticos tão grandes como a tênia do peixe (Diphyllobothrium latum), que pode alcançar 17 metros no intestino humano. Devido à diversidade de organismos encontrados e as peculiaridades fisiológicas e ecológicas de cada um, a infectologia apresenta um estudo inicial muito conceitual, na forma de disciplinas segmentadas por especialidades como Bacteriologia, Micologia, Virologia, Parasitologia e Imunologia. Este período age como uma introdução ao aprofundamento do estudo das infecções, que deverá ocorrer na fase final de formação dos profissionais de saúde, integrando-se com outras especialidades médicas. Face à importância mencionada e a dispersão dos temas ligados à infectologia, ao longo de cinco semestres, nos cursos da área da saúde, as ferramentas educacionais multimeios, como os jogos, se apresentam como instrumentos importantes para motivar o estudo e sedimentar os conhecimento da infectologia de uma forma continuada, atraente e séria. | pt_BR |
dc.description.abstract | The infectious disease is the area of health sciences that deals with the effect of disease-causing agents on the man’s body and the aspects related to its transmission, ranging from simple protein particles (prions) to eukaryotic organisms as large as the broad fish tapeworm (Diphyllobothrium latum), which can reach 17 meters in the human small intestine. The infectious disease are introduced initially as theoretical and conceptual specialties like Bacteriology, Mycology, Virology, Parasitology and Immunology due to diversity, and the physiological and ecological peculiarities of each agent. This period acts as an introduction to a clinical approach of the infections, which should occur in the intermediate and the final phase of training of health professionals, integrated with other medical specialties. Given the highlighted importance of infectious diseases over a period of five semesters in health courses, the multimedia educational tools, such as games, are presented as important tools to motivate students to knowledge of infectious disease in a continuing, attractive and serious manner. | en |
dc.format.mimetype | application/pdf | |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.rights | Open Access | en |
dc.subject | Microbiology | en |
dc.subject | Jogos pedagógicos | pt_BR |
dc.subject | Infectious diseases | en |
dc.subject | Educação médica | pt_BR |
dc.subject | Microbiologia | pt_BR |
dc.subject | Medical education | en |
dc.subject | Video games | en |
dc.subject | Virtual learning environments | en |
dc.subject | Educational media | en |
dc.title | Potencial dos jogos educativos como ferramentas de apoio ao ensino da infectologia | pt_BR |
dc.type | Trabalho de conclusão de especialização | pt_BR |
dc.identifier.nrb | 000988169 | pt_BR |
dc.degree.grantor | Universidade Federal do Rio Grande do Sul | pt_BR |
dc.degree.department | Centro de Estudos Interdisciplinares em Novas Tecnologias da Educação | pt_BR |
dc.degree.local | Porto Alegre, BR-RS | pt_BR |
dc.degree.date | 2010 | pt_BR |
dc.degree.level | especialização | pt_BR |
dc.degree.specialization | Tecnologias da informação para educadores | pt_BR |
Files in this item
This item is licensed under a Creative Commons License
-
Humanities (1949)