Competências tecnológicas e pedagógicas para o professor necessárias à construção de objetos de aprendizagem
Visualizar/abrir
Data
2010Orientador
Nível acadêmico
Especialização
Assunto
Resumo
O presente trabalho pesquisou quais competências pedagógicas e tecnológicas são necessárias ao professor na construção de Objetos de Aprendizagem (OAs). Também foi realizado um estudo sobre o papel do Design Instrucional (DI) nesta construção. Para efetivação da pesquisa aplicou-se um questionário virtual endereçado às professoras que participaram dos cursos de formação Educação Digital e Tecnologias na Educação: Ensinando e Aprendendo com as Tecnologias da Informação e Comunicação, cursos este ...
O presente trabalho pesquisou quais competências pedagógicas e tecnológicas são necessárias ao professor na construção de Objetos de Aprendizagem (OAs). Também foi realizado um estudo sobre o papel do Design Instrucional (DI) nesta construção. Para efetivação da pesquisa aplicou-se um questionário virtual endereçado às professoras que participaram dos cursos de formação Educação Digital e Tecnologias na Educação: Ensinando e Aprendendo com as Tecnologias da Informação e Comunicação, cursos estes oferecidos pelo Núcleo de Tecnologia e Educação (NTE) da Secretaria da Educação Estadual (SEC) de Porto Alegre. Após a coleta dos dados foi realizada a análise dos mesmos, e percebeu-se que os professores ainda encontram dificuldades para construir e interagir com os OAs no contexto escolar. Constatou-se também que, após pesquisa bibliográfica e comparando com os dados obtidos através do questionário, os conceitos de Design Instrucional são importantes na formação dos professores, para que os materiais produzidos tenham características que são fundamentais aos OAs. Como resultado deste estudo gerou-se uma lista de competências básicas a serem trabalhadas nas formações dos professores a fim de que os mesmos sejam capazes de produzir materiais didáticos na forma de OAs utilizando conceitos de Design Instrucional. ...
Instituição
Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Faculdade de Educação. Curso de Especialização em Mídias na Educação.
Coleções
-
Ciências Humanas (1949)
Este item está licenciado na Creative Commons License