Show simple item record

dc.contributor.advisorDias, Cristiani de Oliveirapt_BR
dc.contributor.authorEhlert, Carlapt_BR
dc.date.accessioned2016-05-21T02:08:55Zpt_BR
dc.date.issued2010pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/141513pt_BR
dc.description.abstractA sociedade atual é dependente de recursos digitais. Para que os alunos com necessidades especiais, deficientes visuais possam realmente ser incluídos, é necessária a utilização de tecnologias assistivas, como também o comprometimento das escolas e professores. O presente trabalho é uma análise qualitativa, um estudo de caso, que foi realizado com a finalidade de fazer um levantamento bibliográfico sobre as políticas públicas de inclusão, analisar a forma como é feita a inclusão, bem como sugerir a utilização de TICs para deficientes visuais na escola pesquisada. A inclusão ainda representa um grande desafio para a sociedade, e requer a participação e vontade da sociedade para que as pessoas com deficiência possam ter independência, e oportunidades iguais.pt_BR
dc.description.abstractModern society is dependent on digital resources. For students with special needs, visually impaired people can really be included, it is necessary to use assistive technologies, as well as the commitment of schools and teachers. This study is a qualitative analysis, a case study that was conducted with the purpose of doing a literature review on public policies of inclusion, consider how the inclusion is made, and suggest the use of TIC for visually impaired studied in school. The inclusion still represents a great challenge for society, and requires the participation and willingness of society to the people with disabilities can be independent, and equal opportunities.en
dc.format.mimetypeapplication/pdf
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectDeficiente da visãopt_BR
dc.subjectInclusionen
dc.subjectVisually impaireden
dc.subjectTecnologia assistivapt_BR
dc.subjectInclusão escolarpt_BR
dc.subjectAssistive technologiesen
dc.titleMinha escola, políticas públicas e possibilidades de utilização de tecnologias para alunos com deficiência visualpt_BR
dc.typeTrabalho de conclusão de especializaçãopt_BR
dc.identifier.nrb000988168pt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentCentro de Estudos Interdisciplinares em Novas Tecnologias da Educaçãopt_BR
dc.degree.localPorto Alegre, BR-RSpt_BR
dc.degree.date2010pt_BR
dc.degree.levelespecializaçãopt_BR
dc.degree.specializationCurso de Especialização em Mídias Educaçãopt_BR


Files in this item

Thumbnail
   

This item is licensed under a Creative Commons License

Show simple item record