Relevância da informática na aprendizagem da Língua Portuguesa no meio rural
Visualizar/abrir
Data
2010Orientador
Nível acadêmico
Especialização
Assunto
Resumo
Nos últimos anos tem-se presenciado a um desenvolvimento acentuado das Tecnologias de informação e Comunicação. Estamos diante de um novo paradigma de sociedade que provocou grandes mudanças na escola e nas pedagogias de ensino. Urge que a escola reformule-se frente ao novo saber tecnológico. Dessa forma precisamos vivenciar plenamente a inclusão digital para podermos proporcionar a todos, todos mesmo, a verdadeira inclusão social. Dentro deste contexto torna-se pertinente desenvolver esta temá ...
Nos últimos anos tem-se presenciado a um desenvolvimento acentuado das Tecnologias de informação e Comunicação. Estamos diante de um novo paradigma de sociedade que provocou grandes mudanças na escola e nas pedagogias de ensino. Urge que a escola reformule-se frente ao novo saber tecnológico. Dessa forma precisamos vivenciar plenamente a inclusão digital para podermos proporcionar a todos, todos mesmo, a verdadeira inclusão social. Dentro deste contexto torna-se pertinente desenvolver esta temática ligada à utilização das TICs nos Polos Educacionais Rurais. O objetivo principal deste trabalho é discutir e fomentar o uso das Tecnologias de Informação e Comunicação como suporte de relevante apoio no processo de ensinoaprendizagem da Língua Portuguesa no Meio Rural. Para isso usamos uma metodologia de pesquisa bibliográfica para nortear o estudo. Através deste trabalho ficou evidenciada a importância do uso das TICs no processo de ensino da Língua materna nos espaços educativos rurais, desde que as políticas públicas estejam sempre voltadas para a formação de professores e proporcionando infra-estrutura adequada para o uso da informática na sala de aula. Com professores preparados e metodologias planejadas de acordo com a realidade do aluno, as TICs colaboram e muito no processo ensinoaprendizagem, tornando a aula uma experiência agradável, de modernos desafios, na qual o aluno torna-se construtor do seu próprio conhecimento, vivenciando a multidisciplinaridade na sua essência e totalidade. ...
Abstract
In the last years, it has been witnessed an accelerated development of the information and communication technologies. We are facing a new society's paradigm that provoked major changes in the school and in the teaching pedagogies. Urge the school to reformulate itself facing the new technological knowledge. In this way, we need to fully experience the digital inclusion to be able to give everyone, all of them, the true social inclusion. Inside this context, it becomes relevant to develop this ...
In the last years, it has been witnessed an accelerated development of the information and communication technologies. We are facing a new society's paradigm that provoked major changes in the school and in the teaching pedagogies. Urge the school to reformulate itself facing the new technological knowledge. In this way, we need to fully experience the digital inclusion to be able to give everyone, all of them, the true social inclusion. Inside this context, it becomes relevant to develop this theme, involving the use of TICs in Rural Educational Centers.The main objective of this work is to discuss and to foster the use of the information and communication technologies as a support of relevant aid in the teaching-learning process of Portuguese Language in the rural environment. For this, we use a bibliographical research as methodology to guide this study.Through this work, it became apparent the importance of TICs use in the process of teaching mother tongue in the rural educational spaces, provided that public policies are aimed at teacher training and providing adequate infrastructure for the use of computers in the classroom. With qualified teachers and methodologies designed in accordance with the reality of the student, TICs collaborate too much in the teaching-learning process, making the class a pleasant experience, of modern challenges, in which the student becomes a constructor of his own knowledge, experiencing the multidisciplinarity in its essence and totality. ...
Instituição
Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Centro de Estudos Interdisciplinares em Novas Tecnologias da Educação. Curso de Especialização em Mídias na Educação.
Coleções
-
Ciências Humanas (1949)
Este item está licenciado na Creative Commons License