A contribuição pedagógica do rádio através dos tempos
Visualizar/abrir
Data
2010Autor
Orientador
Nível acadêmico
Especialização
Resumo
As mídias, novas tecnologias de informação e entretenimento estão por toda parte. A escola, como espaço de desenvolvimento de aprendizagens, está inserida nesse contexto. O rádio, veículo de comunicação desde 1923 também está presente, com suas inovações e possibilidades. Os alunos, diante dessas novas tecnologias, interagem com as mídias com naturalidade. Nós, como mediadoras dos processos de ensino e aprendizagem, a partir da leitura da realidade de onde trabalhamos, devemos propor a problema ...
As mídias, novas tecnologias de informação e entretenimento estão por toda parte. A escola, como espaço de desenvolvimento de aprendizagens, está inserida nesse contexto. O rádio, veículo de comunicação desde 1923 também está presente, com suas inovações e possibilidades. Os alunos, diante dessas novas tecnologias, interagem com as mídias com naturalidade. Nós, como mediadoras dos processos de ensino e aprendizagem, a partir da leitura da realidade de onde trabalhamos, devemos propor a problematização de questões importantes do lugar, utilizando-se do rádio para esse fim. Para isso, consideramos os recursos disponíveis na escola, buscando, principalmente integrar às mídias nesse trabalho, com a finalidade de envolver o maior número de pessoas (alunos, professores, comunidade), para construção de aprendizagens significativas. Nessa busca, utilizar/articular movimentos que venham a culminar em busca de ações para melhorar as condições de acesso a infra-estrutura, comunicação, entre outras. Os recursos utilizados, como a implantação de rádios comunitárias e rádios na web, dentro do contexto em que os projetos forem desenvolvidos, alavancarão grandes benefícios à aprendizagem de todos. Dessa forma, percebemos que a utilização dos recursos tecnológicos na escola, devem ser usados como um diferencial para a construção de novos conhecimentos. ...
Instituição
Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Centro de Estudos Interdisciplinares em Novas Tecnologias da Educação. Curso de Especialização em Mídias na Educação.
Coleções
-
Ciências Humanas (1949)
Este item está licenciado na Creative Commons License