Áudio-livro “O Pequeno Príncipe” : uma proposta com mídia sonora para estimular a leitura da obra impressa.
Visualizar/abrir
Data
2010Autor
Orientador
Nível acadêmico
Especialização
Assunto
Resumo
As tecnologias de informação têm proporcionado modificações históricas na sociedade, propiciando meios de comunicação e informação, baseados em suportes inovadores e recursos informacionais. Este trabalho apresenta, através de estudo de caso realizado numa escola pública de São Leopoldo, a recepção da obra “O Pequeno Príncipe” em áudio-livro, um recurso que veio colaborar para a formação educacional e o desenvolvimento do hábito da leitura. Reconhecendo-se como um recurso valioso para instigar ...
As tecnologias de informação têm proporcionado modificações históricas na sociedade, propiciando meios de comunicação e informação, baseados em suportes inovadores e recursos informacionais. Este trabalho apresenta, através de estudo de caso realizado numa escola pública de São Leopoldo, a recepção da obra “O Pequeno Príncipe” em áudio-livro, um recurso que veio colaborar para a formação educacional e o desenvolvimento do hábito da leitura. Reconhecendo-se como um recurso valioso para instigar a imaginação de nossos pequenos leitores, o áudio-livro, proporciona a participação ativa e coletiva de um grupo, ao mesmo tempo, permitindo interatividade entre as percepções de cada indivíduo diante de uma obra clássica, bem como a revalorização da obra impressa diante das tecnologias de informação e comunicação. Analisou-se o perfil e interesses dos leitores de um quinto ano e os desafios do professor em trabalhar com um novo recurso, o áudio-livro, como um meio acessível e dinâmico de incentivo ao hábito da leitura. Apresentou-se a obra “O Pequeno Príncipe”, analisando-se a recepção da turma a partir do recurso sonoro, como incentivador à leitura da obra impressa. Sugerem-se pesquisas mais atuais e a utilização de novos recursos tecnológicos para que os objetivos educacionais relacionados à leitura sejam realmente atingidos. ...
Abstract
Information technologies have provided historical changes in society, providing media and information, and innovative media-based information resources. This paper presents, through case study conducted in a public school of Sao Leopoldo, the reception of "The Little Prince" in audio book, a feature that came together to educational training and development of the habit of reading. Recognizing himself as a valuable resource for engaging the imagination of our young readers, audio-book, provides ...
Information technologies have provided historical changes in society, providing media and information, and innovative media-based information resources. This paper presents, through case study conducted in a public school of Sao Leopoldo, the reception of "The Little Prince" in audio book, a feature that came together to educational training and development of the habit of reading. Recognizing himself as a valuable resource for engaging the imagination of our young readers, audio-book, provides the active and collective participation of a group, while allowing interaction between the perceptions of individuals facing a classic work as well as the revaluation of the printed work on information technology and communication. We analyzed the profile and interests of readers of a fifth year teacher and the challenges of working with a new feature, the audio-book as an accessible and dynamic way to encourage the reading habit. Presented the book "The Little Prince" by analyzing the reception class from the feature sound, as incentive to read the printed work. We suggest most current research and use of new technology resources for the educational goals related to reading are actually achieved. ...
Instituição
Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Centro de Estudos Interdisciplinares em Novas Tecnologias da Educação. Curso de Especialização em Mídias na Educação.
Coleções
-
Ciências Humanas (1949)
Este item está licenciado na Creative Commons License