O uso pedagógico das comunidades virtuais do Orkut

Visualizar/abrir
Data
2010Orientador
Nível acadêmico
Especialização
Resumo
Este estudo investiga a proximidade dos professores do ensino médio, do Colégio Estadual Prof. Elmano Lauffer Leal, com as comunidades virtuais do ORKUT. Aborda os conceitos referentes as redes sociais e comunidades virtuais, das quais alunos e professores participam, na construção coletiva de conhecimentos. As comunidades sociais integram o ciberespaço, e postulam alguns elementos que determinam a cibercultura. Neste mundo virtual no qual a sociedade atual, esta inevitavelmente imersa, a educa ...
Este estudo investiga a proximidade dos professores do ensino médio, do Colégio Estadual Prof. Elmano Lauffer Leal, com as comunidades virtuais do ORKUT. Aborda os conceitos referentes as redes sociais e comunidades virtuais, das quais alunos e professores participam, na construção coletiva de conhecimentos. As comunidades sociais integram o ciberespaço, e postulam alguns elementos que determinam a cibercultura. Neste mundo virtual no qual a sociedade atual, esta inevitavelmente imersa, a educação, é parte essencial portanto, necessitando adequar-se ao novo paradigma, a virtualização. É necessário também, a mudança do papel do professor detentor de todas as respostas, para o de co-autor no processo de construção do conhecimento coletivo, onde se compartilham as perguntas e não apenas resultados. Para entender essa necessidade urgente de mudanças na educação, analisou-se o uso pedagógico das comunidades virtuais do ORKUT, algumas das atividades possíveis, e o por que do não uso nas escolas estaduais. ...
Instituição
Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Centro de Estudos Interdisciplinares em Novas Tecnologias da Educação. Curso de Especialização em Mídias na Educação.
Coleções
-
Ciências Humanas (1951)
Este item está licenciado na Creative Commons License
