As gírias que a TV ensina : um estudo de caso com alunos do 2º ano dos anos iniciais do ensino fundamental
Fecha
2010Autor
Nivel académico
Especialización
Resumo
A criança, antes de ingressar na escola já passou por uma formação educacional realizada pela família, mas também pelas mídias que tem acesso. De maneira especial encontra-se a mídia da televisão, que seduz e educa, influenciando atitudes, preferências e a linguagem das crianças principalmente. Frente a isto os adultos que acompanham o crescimento e desenvolvimento da criança devem estar atentos e dispostos a interagir com o que é aprendido nesta mídia que normalmente ocupa um lugar de destaque ...
A criança, antes de ingressar na escola já passou por uma formação educacional realizada pela família, mas também pelas mídias que tem acesso. De maneira especial encontra-se a mídia da televisão, que seduz e educa, influenciando atitudes, preferências e a linguagem das crianças principalmente. Frente a isto os adultos que acompanham o crescimento e desenvolvimento da criança devem estar atentos e dispostos a interagir com o que é aprendido nesta mídia que normalmente ocupa um lugar de destaque nos lares e é ignorado dentro da escola. Através de um trabalho realizado sobre “As gírias que a TV ensina”, foi possível verificar que a grande maioria da turma do 2° ano dos Anos Iniciais do Ensino Fundamental do município de Caxias do Sul, demonstra preferência em assistir programas humorísticos como o “Pânico na TV” e consequentemente reproduzem no seu cotidiano as gírias aprendidas nele. Baseado nesta influência foi desenvolvido com alunos, questionamentos, conversas, pesquisas com eles e seus pais e construções escritas que auxiliaram na reflexão sobre o uso das gírias no cotidiano, assim como a verificação da postura dos pais e professores que participam da aprendizagem deles. Tais atividades foram analisadas com base em um referencial teórico pesquisado e que nortearam o estudo e a conclusão de que não é possível negar a influência da televisão na aprendizagem das crianças e que o que é aprendido através dela necessita ser discutido pelos adultos que cercam a criança que está em formação. ...
Institución
Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Faculdade de Educação. Curso de Especialização em Mídias na Educação.
Colecciones
-
Ciencias Humanas (1949)
Este ítem está licenciado en la Creative Commons License