Rádio na escola : uma ferramenta contra a violência
Visualizar/abrir
Data
2010Orientador
Nível acadêmico
Especialização
Resumo
O estudo aborda o rádio como ferramenta possível de contribuir para diminuir a agressividade presente nas crianças e extravasada no recreio, bem como aumentar a auto-estima destas crianças, para posteriormente construir valores sociais e ambientais que potencialize uma ruptura dos ciclos fechados de violência e pobreza cultural. Na prática se propôs a realização durante o recreio de um programa de rádio direcionado para estas questões ambientais e sociais, estimulando a inter-relação dos educan ...
O estudo aborda o rádio como ferramenta possível de contribuir para diminuir a agressividade presente nas crianças e extravasada no recreio, bem como aumentar a auto-estima destas crianças, para posteriormente construir valores sociais e ambientais que potencialize uma ruptura dos ciclos fechados de violência e pobreza cultural. Na prática se propôs a realização durante o recreio de um programa de rádio direcionado para estas questões ambientais e sociais, estimulando a inter-relação dos educandos, assim como a elaboração de um blog e a criação de podcast na internet. Para alcançar o objetivo proposto realizou-se uma revisão bibliográfica sobre os usos, vantagens e desvantagens do rádio no cotidiano escolar buscando conhecer experiências concretas. ...
Abstract
The study addresses the radio as possible tool to help diminish the violence among kids which is shown during their breaks, as well as increase self-esteem of these children, to build further social and environmental values that leverages a rupture of closed cycles of violence and poverty cultural. In practice we proposed during the recess of a radio program directed to these environmental and social issues, stimulating inter-relationship of the students, as well as the elaboration of a blog an ...
The study addresses the radio as possible tool to help diminish the violence among kids which is shown during their breaks, as well as increase self-esteem of these children, to build further social and environmental values that leverages a rupture of closed cycles of violence and poverty cultural. In practice we proposed during the recess of a radio program directed to these environmental and social issues, stimulating inter-relationship of the students, as well as the elaboration of a blog and podcast creation of the Internet. To achieve our objective we carried out a literature review on the uses, advantages and disadvantages of radio in everyday school learning about concrete experiences. ...
Instituição
Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Centro de Estudos Interdisciplinares em Novas Tecnologias da Educação. Curso de Especialização em Mídias na Educação.
Coleções
-
Ciências Humanas (1949)
Este item está licenciado na Creative Commons License