Práticas educativas e violência : uma reflexão crítica

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Data
2015Autor
Orientador
Co-orientador
Nível acadêmico
Especialização
Assunto
Resumo
Este trabalho apresenta uma revisão teórica sobre práticas educativas e violência, analisando de forma crítica a ocorrência da presença da violência como prática educativa e consequências de tais práticas. Partindo de uma reflexão sobre o fenômeno da violência, seu percurso histórico, suas manifestações mais comuns, e sua permanência, ainda nos dias de hoje como “prática educativa”. A partir da revisão teórica pode-se perceber que a violência, no decorrer da história, assumiu suas particularida ...
Este trabalho apresenta uma revisão teórica sobre práticas educativas e violência, analisando de forma crítica a ocorrência da presença da violência como prática educativa e consequências de tais práticas. Partindo de uma reflexão sobre o fenômeno da violência, seu percurso histórico, suas manifestações mais comuns, e sua permanência, ainda nos dias de hoje como “prática educativa”. A partir da revisão teórica pode-se perceber que a violência, no decorrer da história, assumiu suas particularidades, muitas vezes justificada como uma forma de educar crianças e adolescentes. Embora a visão sobre este fenômeno e outras práticas tenha modificado a percepção de que a violência pode ser uma forma de educar, ainda verifica-se a dificuldade na aceitação ou utilização de outras práticas educativas que não sejam através da punição física. Neste processo de “extinção” da violência contra crianças e adolescentes ainda são necessárias mudanças nas crenças sociais de que “bater é educar”, bem como na atuação articulada e em rede de diversos setores do sistema de garantia de direitos das crianças e adolescentes. ...
Instituição
Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Instituto de Psicologia. Curso de Especialização em Infância e Família: Avaliação, Prevenção e Intervenção.
Coleções
-
Ciências Humanas (1951)
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