Mostrar registro simples

dc.contributor.advisorTorrezzan, Cristina Alba Wildtpt_BR
dc.contributor.authorSantos, Kelly Janaína dospt_BR
dc.date.accessioned2016-05-20T02:10:16Zpt_BR
dc.date.issued2010pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/141390pt_BR
dc.description.abstractAs tecnologias de informação e comunicação – TIC’s estão cada vez mais presentes no dia a dia da sociedade contemporânea, e a escola não pode mais evitar sua presença. Neste contexto, o presente estudo tem por objetivo apresentar uma pesquisa realizada na Escola Estadual de Ensino Fundamental Profª Luiza Teixeira Lauffer, em Novo Hamburgo, com um grupo de professores da rede pública estadual do Ensino Fundamental, nas séries finais, tendo o propósito de coletar e apresentar dados referentes aos desafios enfrentados pelos educadores quanto ao uso das novas tecnologias de comunicação e informação inseridas nas escolas. Nessa perspectiva, através da aplicação de questionários, busca-se expor a percepção do grupo a respeito desta nova concepção de educação e a importância da tecnologia nos ambientes de aprendizagem. Desta forma, obtiveram-se informações para identificar estes desafios, enfrentados no ambiente escolar, bem como, a necessidade de realização da formação docente, a fim de amenizá-los e buscar o que tanto se teoriza: a qualidade da educação. Com isso, constatou-se que os professores apesar de enfrentarem desafios, como a ausência de um profissional técnico responsável pelo laboratório de informática, falta de conhecimento e domínio por parte dos professores e alunos, máquinas danificadas, muitos alunos por computador, já adotaram uma postura diferente quanto à inclusão das tecnologias, em suas aulas, tornando-se mais criativos e confiantes. Sendo que, os mesmos demonstraram ter consciência da importância destes recursos tecnológicos e valorizaram seu uso para o desenvolvimento de suas práticas pedagógicas.pt_BR
dc.format.mimetypeapplication/pdf
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectTecnologias de Informação e Comunicação (TICs)pt_BR
dc.subjectProfessorpt_BR
dc.subjectTecnologia educacionalpt_BR
dc.titleEducação e tecnologia : os desafios enfrentados pelos professores na aplicação das tecnologias de informação e comunicação na prática pedagógicapt_BR
dc.typeTrabalho de conclusão de especializaçãopt_BR
dc.identifier.nrb000991635pt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentCentro de Estudos Interdisciplinares em Novas Tecnologias da Educaçãopt_BR
dc.degree.localPorto Alegre, BR-RSpt_BR
dc.degree.date2010pt_BR
dc.degree.levelespecializaçãopt_BR
dc.degree.specializationCurso de Especialização em Mídias na Educaçãopt_BR


Thumbnail
   

Este item está licenciado na Creative Commons License

Mostrar registro simples