Educação e tecnologia : os desafios enfrentados pelos professores na aplicação das tecnologias de informação e comunicação na prática pedagógica
dc.contributor.advisor | Torrezzan, Cristina Alba Wildt | pt_BR |
dc.contributor.author | Santos, Kelly Janaína dos | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2016-05-20T02:10:16Z | pt_BR |
dc.date.issued | 2010 | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10183/141390 | pt_BR |
dc.description.abstract | As tecnologias de informação e comunicação – TIC’s estão cada vez mais presentes no dia a dia da sociedade contemporânea, e a escola não pode mais evitar sua presença. Neste contexto, o presente estudo tem por objetivo apresentar uma pesquisa realizada na Escola Estadual de Ensino Fundamental Profª Luiza Teixeira Lauffer, em Novo Hamburgo, com um grupo de professores da rede pública estadual do Ensino Fundamental, nas séries finais, tendo o propósito de coletar e apresentar dados referentes aos desafios enfrentados pelos educadores quanto ao uso das novas tecnologias de comunicação e informação inseridas nas escolas. Nessa perspectiva, através da aplicação de questionários, busca-se expor a percepção do grupo a respeito desta nova concepção de educação e a importância da tecnologia nos ambientes de aprendizagem. Desta forma, obtiveram-se informações para identificar estes desafios, enfrentados no ambiente escolar, bem como, a necessidade de realização da formação docente, a fim de amenizá-los e buscar o que tanto se teoriza: a qualidade da educação. Com isso, constatou-se que os professores apesar de enfrentarem desafios, como a ausência de um profissional técnico responsável pelo laboratório de informática, falta de conhecimento e domínio por parte dos professores e alunos, máquinas danificadas, muitos alunos por computador, já adotaram uma postura diferente quanto à inclusão das tecnologias, em suas aulas, tornando-se mais criativos e confiantes. Sendo que, os mesmos demonstraram ter consciência da importância destes recursos tecnológicos e valorizaram seu uso para o desenvolvimento de suas práticas pedagógicas. | pt_BR |
dc.format.mimetype | application/pdf | |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.rights | Open Access | en |
dc.subject | Tecnologias de Informação e Comunicação (TICs) | pt_BR |
dc.subject | Professor | pt_BR |
dc.subject | Tecnologia educacional | pt_BR |
dc.title | Educação e tecnologia : os desafios enfrentados pelos professores na aplicação das tecnologias de informação e comunicação na prática pedagógica | pt_BR |
dc.type | Trabalho de conclusão de especialização | pt_BR |
dc.identifier.nrb | 000991635 | pt_BR |
dc.degree.grantor | Universidade Federal do Rio Grande do Sul | pt_BR |
dc.degree.department | Centro de Estudos Interdisciplinares em Novas Tecnologias da Educação | pt_BR |
dc.degree.local | Porto Alegre, BR-RS | pt_BR |
dc.degree.date | 2010 | pt_BR |
dc.degree.level | especialização | pt_BR |
dc.degree.specialization | Curso de Especialização em Mídias na Educação | pt_BR |
Files in this item
This item is licensed under a Creative Commons License
-
Humanities (1949)