A narrativa moderna das fanfictions : em foco a comunidade virtual nyah
Visualizar/abrir
Data
2010Orientador
Nível acadêmico
Especialização
Resumo
O presente trabalho propõe estabelecer um olhar sobre a construção narrativa que acontece em uma comunidade virtual denominada Nyah Fanfiction1 – Histórias Reais de Realidades Alternativas visando entender como se dão os processos de leitura e escrita neste determinado veículo midiático. A partir do diálogo estabelecido com teóricos que fazem parte do campo semântico e referencial dos temas abordados pelo presente, tais como: modelos pedagógicos, semiótica, linguagem, narrativa, virtualização, ...
O presente trabalho propõe estabelecer um olhar sobre a construção narrativa que acontece em uma comunidade virtual denominada Nyah Fanfiction1 – Histórias Reais de Realidades Alternativas visando entender como se dão os processos de leitura e escrita neste determinado veículo midiático. A partir do diálogo estabelecido com teóricos que fazem parte do campo semântico e referencial dos temas abordados pelo presente, tais como: modelos pedagógicos, semiótica, linguagem, narrativa, virtualização, rede do conhecimento, cibercultura, autoria, grupo social, interconexão, interação, comunicação síncrona e assíncrona, etc; buscou-se traçar um perfil dos usuários, entender como eles se relacionam com a língua oral e escrita, quais seus hábitos de leitura e de interação, como percebem a leitura no computador e no ato concreto com o livro impresso. E desta forma, ter condições de propor algumas alternativas e caminhos para os professores que atuam em escolas de ensino fundamental e que recorrentemente sentem-se insatisfeitos com as produções apresentadas por seus alunos na sala de aula. Trazer para a escola um modelo pedagógico outro, re-significado, que busque práticas pedagógicas legítimas e significativas para uma escola contemporânea. ...
Instituição
Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Centro de Estudos Interdisciplinares em Novas Tecnologias da Educação. Curso de Especialização em Mídias na Educação.
Coleções
-
Ciências Humanas (1949)
Este item está licenciado na Creative Commons License