Contribuições das mídias no processo de aprendizagem do ensino médio : reflexões a partir de um estudo de campo

Visualizar/abrir
Data
2010Autor
Orientador
Nível acadêmico
Especialização
Resumo
Este trabalho tenta mostrar como as mídias (TV, Vídeo, Computador e Internet) podem auxiliar no processo da aprendizagem no Ensino Médio. Tem os seguintes objetivos: identificar as dificuldades e facilidades no manejo das mídias por professores e alunos no Ensino Médio; reconhecer as principais metodologias e os modos de aprendizagem com o uso das mídias, tendo em vista suas possíveis contribuições para o processo de aprendizagem dos alunos no Ensino Médio. Realizamos uma revisão bibliográfica ...
Este trabalho tenta mostrar como as mídias (TV, Vídeo, Computador e Internet) podem auxiliar no processo da aprendizagem no Ensino Médio. Tem os seguintes objetivos: identificar as dificuldades e facilidades no manejo das mídias por professores e alunos no Ensino Médio; reconhecer as principais metodologias e os modos de aprendizagem com o uso das mídias, tendo em vista suas possíveis contribuições para o processo de aprendizagem dos alunos no Ensino Médio. Realizamos uma revisão bibliográfica sobre mídias, dando ênfase ao computador e à internet, bem como sobre os modos de aprendizagem e as metodologias que se destacam com o uso das mídias. Abordamos também a questão da alfabetização e da fluência digital. O presente trabalho realiza uma pesquisa quali-quantitativa, com a aplicação de questionário para treze professores e cinqüenta e sete alunos do ensino médio de uma escola estadual de ensino médio da cidade de Osório – Rio Grande do Sul. A pesquisa realizada permitiu identificar diferentes aspectos das práticas pedagógicas dos professores do ensino médio bem como a respeito dos processos de aprendizagem por professores e alunos. As estatísticas mostram que professores e alunos usam as mídias, principalmente computador e internet, para se comunicarem e obterem informações. As mídias são uma ferramenta importante no processo de ensino e aprendizagem, porém seu uso ainda é restrito a poucos professores em suas práticas pedagógicas. ...
Instituição
Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Centro de Estudos Interdisciplinares em Novas Tecnologias da Educação. Curso de Especialização em Mídias na Educação.
Coleções
-
Ciências Humanas (1951)
Este item está licenciado na Creative Commons License
