Contribuições das mídias no processo de aprendizagem do ensino médio : reflexões a partir de um estudo de campo
dc.contributor.advisor | Silveira, Paloma Dias | pt_BR |
dc.contributor.author | Hautzinger, Juliana | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2016-05-20T02:10:09Z | pt_BR |
dc.date.issued | 2010 | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10183/141380 | pt_BR |
dc.description.abstract | Este trabalho tenta mostrar como as mídias (TV, Vídeo, Computador e Internet) podem auxiliar no processo da aprendizagem no Ensino Médio. Tem os seguintes objetivos: identificar as dificuldades e facilidades no manejo das mídias por professores e alunos no Ensino Médio; reconhecer as principais metodologias e os modos de aprendizagem com o uso das mídias, tendo em vista suas possíveis contribuições para o processo de aprendizagem dos alunos no Ensino Médio. Realizamos uma revisão bibliográfica sobre mídias, dando ênfase ao computador e à internet, bem como sobre os modos de aprendizagem e as metodologias que se destacam com o uso das mídias. Abordamos também a questão da alfabetização e da fluência digital. O presente trabalho realiza uma pesquisa quali-quantitativa, com a aplicação de questionário para treze professores e cinqüenta e sete alunos do ensino médio de uma escola estadual de ensino médio da cidade de Osório – Rio Grande do Sul. A pesquisa realizada permitiu identificar diferentes aspectos das práticas pedagógicas dos professores do ensino médio bem como a respeito dos processos de aprendizagem por professores e alunos. As estatísticas mostram que professores e alunos usam as mídias, principalmente computador e internet, para se comunicarem e obterem informações. As mídias são uma ferramenta importante no processo de ensino e aprendizagem, porém seu uso ainda é restrito a poucos professores em suas práticas pedagógicas. | pt_BR |
dc.format.mimetype | application/pdf | |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.rights | Open Access | en |
dc.subject | Mídia | pt_BR |
dc.subject | Metodologia | pt_BR |
dc.subject | Ensino médio | pt_BR |
dc.subject | Professor | pt_BR |
dc.subject | Aluno | pt_BR |
dc.title | Contribuições das mídias no processo de aprendizagem do ensino médio : reflexões a partir de um estudo de campo | pt_BR |
dc.type | Trabalho de conclusão de especialização | pt_BR |
dc.identifier.nrb | 000991461 | pt_BR |
dc.degree.grantor | Universidade Federal do Rio Grande do Sul | pt_BR |
dc.degree.department | Centro de Estudos Interdisciplinares em Novas Tecnologias da Educação | pt_BR |
dc.degree.local | Porto Alegre, BR-RS | pt_BR |
dc.degree.date | 2010 | pt_BR |
dc.degree.level | especialização | pt_BR |
dc.degree.specialization | Curso de Especialização em Mídias na Educação | pt_BR |
Files in this item
This item is licensed under a Creative Commons License

-
Humanities (1942)