Comparação entre a demanda das micro e pequenas empresas e os produtos e serviços bancários oferecidos pelo Banco do Brasil S/A

Visualizar/abrir
Data
2007Autor
Orientador
Nível acadêmico
Especialização
Resumo
Este trabalho teve o intuito de apresentar uma comparação entre as percepções das Micro e Pequenas Empresas e dos funcionários do Banco do Brasil S/A, Agência de Ijuí (RS), em relação à demanda e à oferta de produtos e serviços bancários para este segmento. A escolha deste segmento de empresas é conseqüência da sua expressiva participação no contexto econômico financeiro atual do Brasil e também pelo fato de a autora deste trabalho gerenciar uma carteira de clientes de Micro e Pequenas Empresas ...
Este trabalho teve o intuito de apresentar uma comparação entre as percepções das Micro e Pequenas Empresas e dos funcionários do Banco do Brasil S/A, Agência de Ijuí (RS), em relação à demanda e à oferta de produtos e serviços bancários para este segmento. A escolha deste segmento de empresas é conseqüência da sua expressiva participação no contexto econômico financeiro atual do Brasil e também pelo fato de a autora deste trabalho gerenciar uma carteira de clientes de Micro e Pequenas Empresas na Agência em que foi realizada a pesquisa. A pesquisa constitui-se de uma investigação exploratória e foi desenvolvida mediante aplicação de dois questionários, sendo um dirigido aos clientes empresariais e outro aos funcionários que atendem a este segmento. Além disso, foi realizada pesquisa documental sobre as linhas de crédito mais utilizadas pelas Micro e Pequenas Empresas. Após o levantamento dos dados, constatou-se que existe uma grande demanda por crédito para capital de giro e financiamentos para investimentos, sendo que a maioria dos clientes considera que os produtos e serviços bancários oferecidos pelo Banco do Brasil S/A para Micro e Pequenas Empresas atendem às necessidades dessas empresas. No entanto, constatou-se também que existem dificuldades no acesso ao crédito por este segmento de empresas, sendo apontadas como principais a burocracia para a contratação de operações, as restrições cadastrais das empresas ou sócios e a escassez de funcionários para atendimento aos clientes. ...
Instituição
Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Escola de Administração. Curso de especialização a distância: Gestão de negócios financeiros - Banco do Brasil.
Coleções
-
Ciências Sociais Aplicadas (3542)
Este item está licenciado na Creative Commons License
