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dc.contributor.advisorSlongo, Luiz Antoniopt_BR
dc.contributor.authorMattos, Maria Arnilda Favarettopt_BR
dc.date.accessioned2008-10-01T04:14:05Zpt_BR
dc.date.issued2007pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/14130pt_BR
dc.description.abstractEsse trabalho se propõe a analisar as contribuições que a estratégia de marketing de relacionamento pode trazer para a gestão e retenção de clientes pessoa física do Banco do Brasil. O Banco utiliza estratégia de marketing de relacionamento com clientes pessoas físicas para criar diferencial competitivo, pela busca de melhor performance e para apropriar valor aos acionistas por meio de transações diárias com seus clientes. O trabalho foi desenvolvido, buscando evidenciar as potencialidades do Matketing de relacionamento com pessoas físicas, uma vez que a competitividade nos fazer agir de forma diferenciada e rápida no intuito de fidelizar os clientes e estreitar o relacionamento, na busca de melhores resultados. O desenvolvimento teórico é resultante, principalmente, de temas atualizados identificados em livros especializadas em administração e marketing, sustentados por vários autores, entre eles, Philip Kotler, tais como, a importância do desenvolvimento de marketing de relacionamento em mercados altamente competitivos, para obtenção de desempenho superior de uma instituição bancária em relação a seus concorrentes. A pesquisa de campo foi conduzida junto a clientes e funcionários do Banco do Brasil, da agência de Saldanha Marinho e região. Através da análise de informações resultantes da pesquisa, foi identificado o perfil e necessidades de consumidores bem como as deficiências nas estratégias de marketing de relacionamento adotadas pelo Banco do Brasil. Os resultados permitiram observar a impossibilidade de uma instituição financeira efetuar uma adequada gestão de sua base de clientes sem a utilização de elementos teóricos de segmentação e do marketing de relacionamento apresentados ao longo desse trabalho.pt_BR
dc.format.mimetypeapplication/pdf
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectMarketing de relacionamentopt_BR
dc.subjectValor do cliente (Customer equity)pt_BR
dc.subjectRetenção de clientespt_BR
dc.subjectBanco do Brasil.pt_BR
dc.titleBenefícios da aplicação do marketing de relacionamento para a retenção de clientes pessoa física no Banco do Brasil na região de Saldanha Marinhopt_BR
dc.typeTrabalho de conclusão de especializaçãopt_BR
dc.identifier.nrb000649887pt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentEscola de Administraçãopt_BR
dc.degree.localPorto Alegre, BR-RSpt_BR
dc.degree.date2007pt_BR
dc.degree.levelespecializaçãopt_BR
dc.degree.specializationCurso de especialização a distância: Gestão de negócios financeiros - Banco do Brasilpt_BR


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