Benefícios da aplicação do marketing de relacionamento para a retenção de clientes pessoa física no Banco do Brasil na região de Saldanha Marinho
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Data
2007Orientador
Nível acadêmico
Especialização
Assunto
Resumo
Esse trabalho se propõe a analisar as contribuições que a estratégia de marketing de relacionamento pode trazer para a gestão e retenção de clientes pessoa física do Banco do Brasil. O Banco utiliza estratégia de marketing de relacionamento com clientes pessoas físicas para criar diferencial competitivo, pela busca de melhor performance e para apropriar valor aos acionistas por meio de transações diárias com seus clientes. O trabalho foi desenvolvido, buscando evidenciar as potencialidades do M ...
Esse trabalho se propõe a analisar as contribuições que a estratégia de marketing de relacionamento pode trazer para a gestão e retenção de clientes pessoa física do Banco do Brasil. O Banco utiliza estratégia de marketing de relacionamento com clientes pessoas físicas para criar diferencial competitivo, pela busca de melhor performance e para apropriar valor aos acionistas por meio de transações diárias com seus clientes. O trabalho foi desenvolvido, buscando evidenciar as potencialidades do Matketing de relacionamento com pessoas físicas, uma vez que a competitividade nos fazer agir de forma diferenciada e rápida no intuito de fidelizar os clientes e estreitar o relacionamento, na busca de melhores resultados. O desenvolvimento teórico é resultante, principalmente, de temas atualizados identificados em livros especializadas em administração e marketing, sustentados por vários autores, entre eles, Philip Kotler, tais como, a importância do desenvolvimento de marketing de relacionamento em mercados altamente competitivos, para obtenção de desempenho superior de uma instituição bancária em relação a seus concorrentes. A pesquisa de campo foi conduzida junto a clientes e funcionários do Banco do Brasil, da agência de Saldanha Marinho e região. Através da análise de informações resultantes da pesquisa, foi identificado o perfil e necessidades de consumidores bem como as deficiências nas estratégias de marketing de relacionamento adotadas pelo Banco do Brasil. Os resultados permitiram observar a impossibilidade de uma instituição financeira efetuar uma adequada gestão de sua base de clientes sem a utilização de elementos teóricos de segmentação e do marketing de relacionamento apresentados ao longo desse trabalho. ...
Instituição
Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Escola de Administração. Curso de especialização a distância: Gestão de negócios financeiros - Banco do Brasil.
Coleções
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Ciências Sociais Aplicadas (3537)
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