A importância da contação de estórias na alfabetização

Visualizar/abrir
Data
2011Autor
Orientador
Nível acadêmico
Graduação
Resumo
Este estudo origina-se das experiências vivenciadas durante o Estágio de Docência do Curso de Graduação em Pedagogia – Licenciatura /Modalidade a Distância, na Faculdade de Educação da Universidade Federal do Rio Grande do Sul / UFRGS realizado em 2010/1, com uma turma de primeiro ano do Ensino Fundamental, de uma escola pública no centro de Sapiranga - RS. Durante o desenvolvimento do projeto, através de observações diárias ficou constatado que as crianças que ouviam e recontavam as estórias e ...
Este estudo origina-se das experiências vivenciadas durante o Estágio de Docência do Curso de Graduação em Pedagogia – Licenciatura /Modalidade a Distância, na Faculdade de Educação da Universidade Federal do Rio Grande do Sul / UFRGS realizado em 2010/1, com uma turma de primeiro ano do Ensino Fundamental, de uma escola pública no centro de Sapiranga - RS. Durante o desenvolvimento do projeto, através de observações diárias ficou constatado que as crianças que ouviam e recontavam as estórias encontraram mais facilidade na realização dos trabalhos, tiveram maior rendimento na leitura e escrita. O estudo foi desenvolvido em três fases distintas. Inicialmente uma Avaliação diagnóstica, no segundo momento realizou se a prática de ensino e para concluir fez-se uma avaliação formativa relacionando as teorias e as práticas da contação de estórias no contexto educacional. Na educação, a contação de histórias pode contribuir de diversas formas, pois além de divertir, essa atividade também pode fornecer subsídios para o desenvolvimento da capacidade de análise, interpretação e reflexão do leitor. A contação também estimula a imaginação e a criatividade, fundamentalmente desperta o interesse pela leitura e escrita, contribuindo para a produção de textos. Nesta perspectiva, este trabalho apresenta uma pesquisa já concluída relacionada à utilização da contação, em um contexto de aprendizagem no qual se buscava motivar os alunos durante as aulas. ...
Instituição
Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Faculdade de Educação. Curso de Pedagogia: Licenciatura.
Coleções
-
TCC Pedagogia (1440)
Este item está licenciado na Creative Commons License
