Buscando alternativa para a melhoria da produção textual no 4º ano : um estudo de caso Três Cachoeiras,
Visualizar/abrir
Data
2011Autor
Orientador
Nível acadêmico
Graduação
Resumo
Este trabalho tem como tema a influência da produção textual na melhoria da aprendizagem em alunos de 4º ano do Ensino Fundamental, estimulando-os a fazer o uso da escrita de forma prazerosa e significativa, de escrever por prazer e não pela obrigação. O motivo pelo qual enfoquei esta temática foi a descoberta através da pesquisa e observação de como os alunos do 4º ano de uma escola da rede Municipal de Ensino apresentavam dificuldades com a escrita. Resolvi realizar um projeto em busca de sua ...
Este trabalho tem como tema a influência da produção textual na melhoria da aprendizagem em alunos de 4º ano do Ensino Fundamental, estimulando-os a fazer o uso da escrita de forma prazerosa e significativa, de escrever por prazer e não pela obrigação. O motivo pelo qual enfoquei esta temática foi a descoberta através da pesquisa e observação de como os alunos do 4º ano de uma escola da rede Municipal de Ensino apresentavam dificuldades com a escrita. Resolvi realizar um projeto em busca de sua identidade para despertar nos alunos a vontade de escrever, dentro da sua realidade e do seu interesse, conforme sua necessidade. Cheguei a conclusão que o aluno precisa ser incentivado, através de atividade questionadora, que favoreça a produção textual desenvolvendo a criatividade e o processo mental, ampliando assim seus conhecimentos. Os resultados evidenciam o crescimento dos alunos no domínio de formas lingüísticas, necessária a uma boa escrita e construção de texto. Todas as crianças envolvidas na proposta melhoraram a produção textual. Acredito que na produção textual os alunos devem falar daquilo que têm interesse, curiosidade, ou seja, escrever a partir do que conhecem, do que vivenciam a escrita, assim se configura como uma atividade que permite aos sujeitos repensarem, reorganizarem o pensamento. A identidade é construída através da interação na sociedade, ou seja, é o meio em que o sujeito vive que alimenta a construção desse processo, pois as vivências, opiniões, acontecimentos interferem no modo como cada um constrói a imagem que tem de si. Há aspectos da identidade que não se modificam. Um aluno, por exemplo, que é descendente de alemão sempre o será e carregará características ligadas a essa etnia. Por outro lado, as características pessoais que caracterizam a pessoa podem se modificar ao longo do tempo. ...
Instituição
Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Faculdade de Educação. Curso de Pedagogia: Licenciatura.
Coleções
-
TCC Pedagogia (1400)
Este item está licenciado na Creative Commons License