Ética x atingimento de metas : a transparência nas informações
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Data
2007Autor
Orientador
Nível acadêmico
Especialização
Resumo
O tema ética, e principalmente a falta de, é um assunto extremamente atual. Diariamente somos bombardeados pela mídia com escândalos de corrupção sem a devida penalização aos culpados notadamente na corporativa classe política. Trazer o tema para nosso cotidiano bancário foi a nossa intenção; explorando a acirrada concorrência existente entre as instituições financeiras, que acaba criando metas cada vez maiores, estudamos o paradoxo entre a ética e o atingimento de metas no Banco do Brasil, mai ...
O tema ética, e principalmente a falta de, é um assunto extremamente atual. Diariamente somos bombardeados pela mídia com escândalos de corrupção sem a devida penalização aos culpados notadamente na corporativa classe política. Trazer o tema para nosso cotidiano bancário foi a nossa intenção; explorando a acirrada concorrência existente entre as instituições financeiras, que acaba criando metas cada vez maiores, estudamos o paradoxo entre a ética e o atingimento de metas no Banco do Brasil, mais particularmente quanto à transparência das informações, isto é, se todas as informações são dadas aos clientes no ato da venda de produtos e/ou serviços bancários. Para efetuar tal estudo, elaboramos dois questionários, sendo um dirigido a colegas funcionários do Banco do Brasil que atuam na área de vendas e negocial e outro direcionado para clientes e/ou usuários do banco escolhidos pelo seu perfil crítico. As questões colocadas foram, em sua maior parte, subjetiva. Por isso, utilizamo-nos da distribuição qualitativa dos questionários direcionada a um público-alvo igualmente restrito. A intenção das perguntas era atiçar, tanto nos colegas quanto nos clientes a questão da transparência das informações. Concluímos, conforme análise dos resultados, que, de uma maneira geral, os funcionários do Banco do Brasil adotam postura ética/transparente nas suas relações com os clientes, apesar da dificuldade de atingir as metas; e desta forma são percebidos pelos clientes. Constatou-se que a transparência nas informações, além de angariar a confiança do cliente, pode ser explorada, inclusive, estrategicamente como uma vantagem competitiva. ...
Instituição
Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Escola de Administração. Curso de especialização a distância: Gestão de negócios financeiros - Banco do Brasil.
Coleções
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Ciências Sociais Aplicadas (3537)
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