Análise dos dados de acidentalidade da BR-392 entre o Porto de Rio Grande e o município de Pelotas
Visualizar/abrir
Data
2015Autor
Orientador
Nível acadêmico
Graduação
Assunto
Resumo
O objetivo desse trabalho de conclusão foi analisar graficamente a frequência absoluta de acidentes, o volume de tráfego e a taxa de acidentalidade em um trecho de rodovia, a fim de discutir sobre o índice que melhor possa representar a acidentalidade de uma via. Elucidou-se problemas usuais de interpretação dos dados, como o uso exclusivo da frequência absoluta de acidentes quando não se leva em conta a exposição ao acidente. Por outro lado, as análises evidenciaram que, devido a presença da a ...
O objetivo desse trabalho de conclusão foi analisar graficamente a frequência absoluta de acidentes, o volume de tráfego e a taxa de acidentalidade em um trecho de rodovia, a fim de discutir sobre o índice que melhor possa representar a acidentalidade de uma via. Elucidou-se problemas usuais de interpretação dos dados, como o uso exclusivo da frequência absoluta de acidentes quando não se leva em conta a exposição ao acidente. Por outro lado, as análises evidenciaram que, devido a presença da aleatoriedade, a analise apartir da frequência absoluta de acidentes e da taxa de acidentalidade podem levar a conclusões diferentes sobre o risco de acidentes.Assim, é necessário considerar também outros fenômenos como o da sazonalidade e da regressão à média que usualmente são descritas na literatura. Utilizou-se séries de longos períodos para mostrar que o levantamento de acidentes após um tratamento de segurança viária pode não ser proveniente deste, por mais que o resultado tenha sido menor que o do período anterior. Através dos gráficos também foi possível identificar padrões de comportamento das variáveis, como tendência, ciclo, sazonalidade e aleatoriedade. Foi aplicado o método das Médias Móveis a fim de demonstrar que é possível isolar a componente da sazonalidade da série histórica, suavizando as flutuações de modo a tornar a série mais estável para futuras previsões. Além de identificar dados que oscilam em torno de seu valor médio, sugerindo a presença do fenômeno da regressão à média. Conforme afirma a literatura, ressaltou-se da importância de se determinar os locais e características críticas de uma via para que se tenha uma avaliação mais cuidadosa da sua segurança. ...
Instituição
Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Escola de Engenharia. Curso de Engenharia Civil.
Coleções
-
TCC Engenharias (5855)
Este item está licenciado na Creative Commons License