Mostrar registro simples

dc.contributor.advisorNodari, Christine Tesselept_BR
dc.contributor.authorKopplin, Caroline Mellopt_BR
dc.date.accessioned2016-05-10T02:06:57Zpt_BR
dc.date.issued2015pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/140578pt_BR
dc.description.abstractO objetivo desse trabalho de conclusão foi analisar graficamente a frequência absoluta de acidentes, o volume de tráfego e a taxa de acidentalidade em um trecho de rodovia, a fim de discutir sobre o índice que melhor possa representar a acidentalidade de uma via. Elucidou-se problemas usuais de interpretação dos dados, como o uso exclusivo da frequência absoluta de acidentes quando não se leva em conta a exposição ao acidente. Por outro lado, as análises evidenciaram que, devido a presença da aleatoriedade, a analise apartir da frequência absoluta de acidentes e da taxa de acidentalidade podem levar a conclusões diferentes sobre o risco de acidentes.Assim, é necessário considerar também outros fenômenos como o da sazonalidade e da regressão à média que usualmente são descritas na literatura. Utilizou-se séries de longos períodos para mostrar que o levantamento de acidentes após um tratamento de segurança viária pode não ser proveniente deste, por mais que o resultado tenha sido menor que o do período anterior. Através dos gráficos também foi possível identificar padrões de comportamento das variáveis, como tendência, ciclo, sazonalidade e aleatoriedade. Foi aplicado o método das Médias Móveis a fim de demonstrar que é possível isolar a componente da sazonalidade da série histórica, suavizando as flutuações de modo a tornar a série mais estável para futuras previsões. Além de identificar dados que oscilam em torno de seu valor médio, sugerindo a presença do fenômeno da regressão à média. Conforme afirma a literatura, ressaltou-se da importância de se determinar os locais e características críticas de uma via para que se tenha uma avaliação mais cuidadosa da sua segurança.pt_BR
dc.format.mimetypeapplication/pdf
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectEngenharia civilpt_BR
dc.titleAnálise dos dados de acidentalidade da BR-392 entre o Porto de Rio Grande e o município de Pelotaspt_BR
dc.typeTrabalho de conclusão de graduaçãopt_BR
dc.identifier.nrb000992571pt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentEscola de Engenhariapt_BR
dc.degree.localPorto Alegre, BR-RSpt_BR
dc.degree.date2015pt_BR
dc.degree.graduationEngenharia Civilpt_BR
dc.degree.levelgraduaçãopt_BR


Thumbnail
   

Este item está licenciado na Creative Commons License

Mostrar registro simples