Avaliação da percepção sobre o mercado de ações dos clientes e funcionários de uma agência do BB
Visualizar/abrir
Data
2007Autor
Orientador
Nível acadêmico
Especialização
Assunto
Resumo
Diante de um cenário que indica uma tendência de queda gradual da taxa de juros no Brasil, o mercado de ações vem se popularizando junto aos investidores individuais brasileiros. Neste sentido, a proposta do presente trabalho é identificar as demandas dos clientes da agência Nossa Senhora de Lourdes, do Banco do Brasil, com perfil para investimento no mercado de ações. Além disso, a referida pesquisa pretende avaliar o conhecimento dos funcionários da agência sobre investimentos no mercado de a ...
Diante de um cenário que indica uma tendência de queda gradual da taxa de juros no Brasil, o mercado de ações vem se popularizando junto aos investidores individuais brasileiros. Neste sentido, a proposta do presente trabalho é identificar as demandas dos clientes da agência Nossa Senhora de Lourdes, do Banco do Brasil, com perfil para investimento no mercado de ações. Além disso, a referida pesquisa pretende avaliar o conhecimento dos funcionários da agência sobre investimentos no mercado de ações. A partir daí, foram propostas ações para que a agência atenda às expectativas dos clientes. O método de pesquisa utilizado foi o método “survey”, de caráter quantitativo, com abordagem por conveniência e não probabilística. A abordagem tem caráter exploratório e descritivo. A amostra é constituída por 44 clientes da agência do segmento exclusivo e estilo e também pelos 36 funcionários da agência, cuja confiabilidade dos instrumentos de pesquisa foi validada pelo Alfa de Cronbach e pela análise fatorial exploratória, com aplicação dos métodos Varimax e de Normalização de Kaiser. Os dados obtidos foram analisados a partir de uma análise estatística multivariada. O principal resultado encontrado na pesquisa sugere que o nível de conhecimento sobre o mercado acionário tanto da amostra dos clientes quanto dos funcionários pode ser considerado baixo. Embora os clientes valorizem a credibilidade do BB, o nível de insatisfação sobre o assunto é elevado. Logo, as perspectivas para o mercado acionário associadas a esta percepção dos clientes, demonstram a necessidade urgente de aprimoramento da condição dos funcionários sobre o assunto. ...
Abstract
Ahead of a scene that indicates a trend of gradual fall of the tax of interests in Brazil, the action market comes if popularizing next to the Brazilian individual investors. In this direction, the proposal of the present work is to identify to the demands of the customers of the agency “Nossa Senhora de Lourdes”, of the “Banco do Brasil”, with profile for investment in the action market. Moreover, the related research intends to evaluate the knowledge of the employees of the agency on investme ...
Ahead of a scene that indicates a trend of gradual fall of the tax of interests in Brazil, the action market comes if popularizing next to the Brazilian individual investors. In this direction, the proposal of the present work is to identify to the demands of the customers of the agency “Nossa Senhora de Lourdes”, of the “Banco do Brasil”, with profile for investment in the action market. Moreover, the related research intends to evaluate the knowledge of the employees of the agency on investments in the action market. From then on, they had been proposals action so that the agency takes care of to the expectations of the customers. The used method of research was the method “survey”, of quantitative character, with boarding for not probabilistic convenience and. The boarding has exploratory and descriptive character. The sample is constituted by 44 customers of the agency of the exclusive segment and style and also by the 36 employees of the agency, whose trustworthiness of the research instruments was validated by the Alpha of Cronbach and for the exploratory factorial analysis, with application of the Varimax methods and of Normalization of Kaiser. The gotten data had been analyzed from an analysis multivariate statistics. The main result found in the research suggests that the level of knowledge on the shareholding market in such a way of the sample of the customers how much of the employees it can be considered low. Although the customers value the credibility of the “BB”, the level of dissatisfaction on the subject is raised. Soon, the perspectives for the shareholding market associates to this perception of the customers, demonstrate the urgent necessity of improvement of the condition of the employees on the subject. ...
Instituição
Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Escola de Administração. Curso de especialização a distância: Gestão de negócios financeiros - Banco do Brasil.
Coleções
-
Ciências Sociais Aplicadas (3537)
Este item está licenciado na Creative Commons License