Diretrizes curriculares em busca de uma cidadania contemporânea : em busca de uma cidadania contemporânea
Visualizar/abrir
Data
2015Autor
Orientador
Nível acadêmico
Graduação
Resumo
Este trabalho tem como tema principal promover estudos sobre a relação entre a educação e as Tecnologias da Informação e Comunicação (TIC) para a efetivação de uma cidadania contemporânea em tempos de Cultura Digital. A pesquisa procura colaborar com as análises de documentos bases que regem a Educação Básica no que diz respeito ao uso das TIC para uma educação cidadã na construção de uma escola de qualidade social. A investigação é de abordagem qualitativa e utiliza as experiências do estágio ...
Este trabalho tem como tema principal promover estudos sobre a relação entre a educação e as Tecnologias da Informação e Comunicação (TIC) para a efetivação de uma cidadania contemporânea em tempos de Cultura Digital. A pesquisa procura colaborar com as análises de documentos bases que regem a Educação Básica no que diz respeito ao uso das TIC para uma educação cidadã na construção de uma escola de qualidade social. A investigação é de abordagem qualitativa e utiliza as experiências do estágio em docência na EJA da autora, realizado no Município de Porto Alegre, e suas vivências como aluna e professora estagiária nestes tempos de Cultura Digital, em busca da compreensão de como as TIC, na interlocução com a escola e as DCN, podem contribuir para o exercício da cidadania em tempos de Cultura Digital. Trata, ainda, de colaborar para a valorização do exercício social dos indivíduos nos diferentes espaços de aprendizado e como este pode ser potencializado com a utilização dos recursos tecnológicos para o processo de ensino aprendizagem (BRASIL, 2013). As Diretrizes Curriculares da Educação Básica (BRASIL, 2013) tornaram-se a base para o desenvolvimento da pesquisa, impulsionando ideais de docência e de uma educação cidadã. Assim, são problematizados alguns conceitos, entre eles o de Cultura Digital e o de espaço educativo, nesse contexto e na perspectiva de que estes possam contribuir para ressignificar o ambiente escolar em tempos de conexões digitais e de “educação para a cidadania” (HICKMANN, 2000). ...
Instituição
Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Faculdade de Educação. Curso de Pedagogia: Licenciatura.
Coleções
-
TCC Pedagogia (1400)
Este item está licenciado na Creative Commons License