Categoria docente municipal : remuneração, carreira e profissão (São Sebastião do Cahy/Caí, RS – 1932-1961)
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Data
2015Autor
Orientador
Nível acadêmico
Graduação
Assunto
Resumo
Este trabalho é um estudo sobre a constituição e as transformações do professorado municipal caiense como categoria profissional. Discute, também, o processo de modernização conservadora, demonstrando como este se implicou sobre a categoria profissional das docentes municipais e sua carreira. As fontes que sustentam o estudo são livros-folha de pagamentos das professoras vinculadas à prefeitura caiense entre 1932 e 1961, guardados no Arquivo Histórico Municipal de São Sebastião do Caí. O corpus ...
Este trabalho é um estudo sobre a constituição e as transformações do professorado municipal caiense como categoria profissional. Discute, também, o processo de modernização conservadora, demonstrando como este se implicou sobre a categoria profissional das docentes municipais e sua carreira. As fontes que sustentam o estudo são livros-folha de pagamentos das professoras vinculadas à prefeitura caiense entre 1932 e 1961, guardados no Arquivo Histórico Municipal de São Sebastião do Caí. O corpus documental é composto, ao todo, por cinco livros, dos quais quatro são exclusivos para registro do pagamento de professoras e um, do início do período, contém o registro dos pagamentos de todos os servidores vinculados à municipalidade. Esta pesquisa se desenvolve em perspectiva sócio-histórica, dialogando principalmente com Corsetti, Lugli e Vicentini, Fausto, Nóvoa. A investigação permitiu compreender os movimentos históricos que constituem a atual relação entre a docência e a valorização da profissão. As relações entre jornada de trabalho, salário mínimo e remuneração, tanto no interior da categoria quando entre diferentes categorias de funcionários municipais, foram utilizadas como subsídios para evidenciar e entender os processos de desvalorização da profissão. A desvalorização da profissão se apresenta como causa e consequência da feminização da profissão, bem como a incompreensão do professorado como categoria profissional. ...
Instituição
Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Faculdade de Educação. Curso de Pedagogia: Licenciatura.
Coleções
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TCC Pedagogia (1401)
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