Boborleta é coisa de menina, né? : fatores que podem influenciar as crianças no momento em que desenham
Visualizar/abrir
Data
2015Autor
Orientador
Nível acadêmico
Graduação
Resumo
O presente trabalho de conclusão de curso trata da temática do desenho na Educação Infantil, tendo, como questão problematizadora, que fatores podem intervir nas decisões das crianças no momento em que desenham. Para seu desenvolvimento, foi utilizado o método de pesquisa qualitativa, ancorado, principalmente, nos estudos de Pillar e Rangel, tendo também contribuições de estudos de Piaget. A coleta de dados aconteceu através de cinco encontros estruturados realizados com quatro crianças do Jard ...
O presente trabalho de conclusão de curso trata da temática do desenho na Educação Infantil, tendo, como questão problematizadora, que fatores podem intervir nas decisões das crianças no momento em que desenham. Para seu desenvolvimento, foi utilizado o método de pesquisa qualitativa, ancorado, principalmente, nos estudos de Pillar e Rangel, tendo também contribuições de estudos de Piaget. A coleta de dados aconteceu através de cinco encontros estruturados realizados com quatro crianças do Jardim A de uma Escola de Educação Infantil de Porto Alegre. Através dos dados obtidos nesses encontros, a partir de desenhos e falas das crianças, foi possível perceber que, nesse grupo, três fatores principais interviram nas suas decisões enquanto desenhavam: o gênero e a mídia, a família, e a cooperação entre os pares. Foi possível, também, perceber uma necessidade de romper com a prática estereotipada do uso do desenho, bem como a necessidade de ampliar o repertório de imagens e de materiais sobre expressão gráfica para as crianças. ...
Instituição
Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Faculdade de Educação. Curso de Pedagogia: Licenciatura.
Coleções
-
TCC Pedagogia (1400)
Este item está licenciado na Creative Commons License